quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Dilma e Lula inauguram gasoduto de 750km na floresta e Manaus começa a ter energia limpa

Discurso de Dilma na inauguração do gasoduto Urucu-Coari-Manaus.

O presidente Lula, a ministra Dilma Rousseff, e o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, inauguraram hoje (27/11) o gasoduto Urucu-Coari-Manaus, em cerimônia na Refinaria Isaac Sabbá (Reman), a primeira unidade a receber o gás natural oriundo do campo de extração de Urucu.

Manaus é alimentada por 7 usinas termelétricas. A ministra Dilma Rousseff, em seu discurso, lembrou que a substituição do óleo combustível pelo gás natural de Urucu, evitará a emissão de 1,2 milhão de toneladas de CO2 por ano.

O presidente Lula também destacou os benefícios ambientais do empreendimento: “Teremos uma pequena revolução na matriz energética na região Norte, sobretudo em Manaus”.

Além do benefício ambiental, o custo da energia também irá cair, já que o gás natural é mais barato do que o óleo combustível.

A ministra Dilma Rousseff mencionou os cuidados ambientais da Petrobras na construção do gasoduto, que corta 750km da floresta Amazônica. A obra é exemplo de desenvolvimento sustentável. “Soubemos fazer o gasoduto com respeito integral ao meio ambiente”, disse.

OPOSIÇÂO LESA-PÁTRIA TENTOU USAR O TCU CONTRA O GASODUTO

Na CPI da "PetrobraX" pedida pela oposição demo-tucana, mesmo o PSDB tendo como líder no senado um Senador do Amazonas (Arthur Virgílio), o gasoduto foi alvo de questionamentos da oposição no TCU.

A estratégia da oposição era e é usar o TCU para paralisar obras do PAC, como este gasoduto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog