segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Pesquisa qualitativa com grupo de eleitores no debate: Dilma conquistou 6 votos e Serra perdeu 1

Um grupo de 25 eleitores, recrutado a pedido da Folha e da RedeTV! pela empresa Interativa, avaliou o debate. Os eleitores deram notas de 0 a 100 para as respostas de cada candidato.

Na média geral:

Marina foi a melhor para 10 eleitores;
Dilma para 9;
Serra para 2;
Plínio, ficou em último, e foi o pior para 13;

Definição de votos

Os indecisos eram 14 antes do debate, mas, ao final, restava apenas um.

Dilma foi quem conquistou mais votos: começou com 4 eleitores e terminou com 10.

Zé Baixaria perdeu um de seus eleitores: começou com 4 e acabou com 3;

Plínio, que começou sem nenhum eleitor, acabou com 4;

A Folha não informou sobre Marina.

Blocos

No primeiro bloco, Marina teve o melhor desempenho, para 9 pessoas.

No segundo, Dilma foi a mais bem avaliada (8 indicações). A firmeza com que Dilma rebateu acusações sobre a quebra de sigilo foi bem recebida. O grupo não avaliou bem as declarações de Serra sobre o tema.

O terceiro bloco, quando Dilma e Serra se atacaram diretamente, prejudicou ambos. Além da baixa aprovação, um avaliador disse: "Eles estão lavando roupa suja". Os vencedores do bloco foram Marina (7 indicações) e Plínio (6). Plínio se destacou ao ironizar a compra de navios pela Petrobras e a "Bolsa Banqueiro", e Marina, ao falar de desastres naturais.

No quarto bloco, Dilma e Serra empataram: 7 menções cada um.

A petista e Serra venceram o quinto bloco.

O pior momento de Dilma em todo o debate, segundo o grupo, ocorreu quando ela disse que pretendia continuar o que o governo Lula fez em saneamento (Dilma deu uma resposta muito técnica e longa com números e na tréplica foi contundente, mas ficou um pouco acima do tom para o gosto da maioria dos telespectadores)

As considerações finais foram mal recebidas quando os candidatos trataram de assuntos pessoais e bem avaliadas quando tratavam de temas nacionais.

Dilma, quando falou do neto Gabriel, teve avaliação média abaixo de 50 (para se ver como é difícil entender a cabeça do eleitor). Seu desempenho melhorou quando começou a falar sobre o país.

A fala de Marina sobre segundo turno e sobre ética chegou a ter média de 75.

Ao pedir votos para outros candidatos de seu partido, Plínio fez sua avaliação cair de 60 para abaixo de 50.

A fala final de Serra, mais propositiva, foi bem recebida, com índice perto de 65.

O grupo de eleitores não são necessariamente pessoas que se interessam por política com a mesma intensidade dos internautas daqui do blog. Daí acharmos estranho algumas avaliações destes eleitores.

Pesquisas qualitativas como estas, mostra que a estratégia de Dilma não baixar o nível com o Zé Baixaria no programa eleitoral na TV, atende as expectativas da maioria do eleitorado. (As informações são da Folha Tucana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog