domingo, 26 de setembro de 2010

Operador de metrô diz ter de ignorar cão para evitar atrasos


O metrô de São Paulo está tão saturado que não há margem para qualquer tipo de atraso -nem para esperar um cachorro sair dos trilhos. O relato é de operadores de trens que dizem ser pressionados a seguir viagem até estando diante de animais.A queixa foi encaminhada ao Ministério Público em abril e motivou a abertura do inquérito policial 397/10 para investigá-la na Delegacia de Crimes Ambientais.Por trás da polêmica está a operação no limite de uma linha do metrô que ficou parada mais de duas horas na terça passada, levando milhares de passageiros a sair dos trens e caminhar nos trilhos.

Os trens dessa linha, a 3-vermelha, têm intervalos de só cem segundos nos picos, um dos menores do mundo.Qualquer imprevisto que aumente a demora basta para provocar um caos em plataformas e vagões -que já abrigam hoje dez usuários por m2, contra um índice aceitável de até seis por m².

Diante desse cenário, é frequente a ordem do CCO (Centro de Controle Operacional) para seguir viagem mesmo quando há bichos na frente, segundo três operadores com quem a Folha falou.

"[O Metrô] reiteradas vezes tem desrespeitado a legislação ambiental ao determinar e mesmo pressionar os operadores de trens para que atropelem cachorros que estejam nas vias", diz um trecho da representação da Associação dos Operadores de Trem do Metrô protocolada na Promotoria em 20 de abril.

A entidade, fundada em 2009 e desvinculada do sindicato dos metroviários, afirma que a ordem não consta de procedimentos formais -mas, para evitar atrasos, é dada por parte dos chefes.
Segundo eles, alguns operadores se negam a seguir viagem com animais na via, mas acabam advertidos.

BRECHAS
Cachorros costumam entrar nos trilhos tanto por brechas em muros como pelas estações -na última quinta, a Folha presenciou animais na Corinthians-Itaquera.Há quem reconheça que não se pode ameaçar a segurança de passageiros nos vagões com freadas repentinas. Mas, segundo a representação, a orientação é passada após a parada dos trens -quando um condutor alerta para a impossibilidade de prosseguir devido a cães.

Em vez de deslocar algum funcionário da estação para retirar os bichos, dizem eles, a prioridade é não perder tempo e avançar -em atropelamentos que nem são registrados pela empresa.O Metrô foi procurado no meio da tarde da última sexta, mas alegou que não responderia devido ao horário.

Os operadores prepararam um relatório com abaixo-assinado relatando a queixa à companhia no fim de 2009.No começo deste mês, a presença de três cachorros nos trilhos da estação Sacomã, da linha 2-verde, foi filmada por um usuário durante a aproximação de um trem, conforme vídeo veiculado no YouTube. O relato de atropelamento foi parar no Ministério Público Estadual.Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog