sexta-feira, 2 de julho de 2010

Pela 1ª vez propaganda do PT vai predomina

O PT chega à sua sexta disputa presidencial com o maior número de partidos coligados em sua história. A chapa de Dilma Rousseff finalizou a fase de convenções com nove legendas, o que elevou para quase 50% o tempo de propaganda na TV que ela terá a mais que José Serra (PSDB).

A decisão de última hora do PSC de desembarcar da candidatura Serra retirou do tucano e levou para a petista 19 segundos.

Somados os 6 segundos do PTC, Dilma terá 10min26s a cada bloco de 25 minutos de propaganda, que começa em 17 de agosto. Isso representa 42% do tempo total e é 47% superior ao que terá Serra.

Fazem parte da chapa de Dilma PT, PMDB, PDT, PR, PSB, PC do B, PSC, PRB e PTC. Nas cinco vezes em que disputou a Presidência, Lula não teve mais do que seis partidos em sua chapa.

Já Serra terá o suporte de seis legendas (PSDB, DEM, PPS, PTB, PMN e PT do B), o que lhe proporcionará 7min07s nos blocos de 25 minutos -serão seis na TV, a cada semana-, 28,5% do total. Isolada, Marina Silva (PV) terá 1min13s, 5%.

A definição do espaço deve ser divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral ainda neste mês. A projeção acima considera o lançamento de 11 candidaturas (oito nanicas) e a legislação eleitoral, que estabelece o número de deputados federais eleitos como principal critério da divisão.

Dilma terá o maior espaço por ter reunido partidos que elegeram um maior número de deputados. Sua fatia de 42% se assemelha à que Serra teve em 2002 e à que Geraldo Alckmin (PSDB) teve em 2006. Os dois perderam para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que nas duas disputas não teve tempo superior a 30%.

Essa é a primeira vez que o PT terá a predominância na propaganda televisiva.

Em Campinas, Dilma Rousseff, disse hoje, em Campinas (93 km de SP), que não conhece o candidato a vice na chapa do tucano José Serra, deputado federal Índio da Costa (DEM-RJ).

Pelo Twitter, índio Costa, ex genro do ex banqueiro Cacciola que está preso, convidou a candidata para um debate. "Não conheço, o deputado Índio da Costa", disse Dilma. Sobre a proposta de debate do candidato a vice, ela disse que não responderia.

Dilma almoçou com cerca de 50 pessoas em Campinas, entre elas políticos e empresários. Ela estava acompanhada do candidato petista ao governo de São Paulo, o senador Aloizio Mercadante. A tarde, Dilma visitou uma escola.

Para Dilma, as declarações de que ela foge dos debates é um "factoide". Em entrevista coletiva, a candidata Dilma disse que pretende evitar os "factoides" nestas eleições e que sua proposta é discutir projetos e programas de governo.

"Tenho comparecido a todos os debates dentro dos mesmos parâmetros que o demais candidatos estão comparecendo. Eu acho que nesta eleição a gente tem de ficar evitando o factoide que tiram o foco do debate consistente, que é o debate eleitoral, que é o debate de programa, que é o debate de propostas concretas", disse a presidenciável petista Dilma Rousseff em Campinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog