domingo, 14 de março de 2010

Lula faz viagem histórica a Israel

Presidente do Brasil também visita territórios palestinos, onde tentará mediar o processo de paz

O Presidente Lula inicia hoje uma viagem ao Oriente Médio. Ele visitará Israel, o território palestino da Cisjordânia e a Jordânia. Objetivo: reforçar as relações bilaterais e impulsionar a paz.

A viagem fará com que Lula se torne o primeiro chefe de Estado brasileiro em visita oficial a Israel, e o primeiro que viaja à região desde que o imperador d. Pedro II visitou a Terra Santa, em 1876.

Lula disse que pretende fazer do Brasil um dos mediadores para tentar impulsionar o complexo processo de paz na região.

O presidente deve chegar ao aeroporto de Ben Gurion, nos arredores de Tel-Aviv, às 19h locais (14h em Brasília).

Amanhã, Lula encontra seu colega israelense, Shimon Peres, a chefe da oposição, Tzipi Livni, vai a um seminário empresarial e a uma sessão no Parlamento. Depois, se reúne com o premiê Benjamin Netanyahu.

Na terça, o presidente visita o Museu do Holocausto e a Universidade Hebraica, antes de seguir para o território palestino ocupado da Cisjordânia para se reunir, em Belém, com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

À tarde, Lula visitará a Basílica da Natividade, local do nascimento de Jesus, segundo os cristãos. Por fim, jantará com Abbas.

No dia seguinte o presidente irá a Ramallah, onde, além de assinar acordos de cooperação com o presidente da ANP, vai visitar uma escola financiada pelo Brasil.

Em seguida, Lula viajará para Amã, onde se encontrará com o rei Abdullah II, da Jordânia.

Um comentário:

  1. O PIG não vai denunciar que o presidente Lula está visitando um país que aprovou uma Constituição que permite a tortura como forma de interrogatório? Aliás, até onde eu saiba é o único país no mundo que chegou a tanto. O PIG não vai comentar sobre os assentamentos criminosos e sobre o muro? E se fosse em Cuba?

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog