A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, esteve hoje em Teófilo Otoni (MG) para participar da inauguração do campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), juntamente com o presidente Lula e o ministro da Educação, Fernando Haddad.
O campus vai oferecer 540 vagas por ano, em 2010, 2011 e 2012, distribuídas em nove cursos de graduação, sendo três engenharias – hídrica, civil e de produção, além de administração, serviço social, ciências econômicas, matemática e ciências contábeis.
De acordo com o Ministério da educação (MEC), o campus foi dotado com auditório de 280 lugares e um bloco de oito laboratórios para Ciências Humanas, além de pavilhão com 48 salas de aula, laboratório de pesquisa e lanchonete, num investimento global de R$ 5,9 milhões. Ainda serão construídos ginásio de esportes, salas-auditório e restaurante universitário, elevando o investimento total para cerca de R$ 30 milhões.
Para a aluna do curso de matemática, Eliana Freddi Bassoli, “é uma oportunidade de voltar a estudar, justamente por ser pública, pois como meus filhos estão em universidades particulares, sai caro manter (os filhos)”.
Carlos Henrique Alexandrino, professor de física, ressaltou a importância do campus para a população. “Eu acredito que contribuirá para alavancar o desenvolvimento da região, porque antes os alunos tinham que ir para grandes centros estudar e, agora, podem se formar aqui e contribuir para o seu desenvolvimento”.
A UFVJM foi transformada em universidade em 2005, a partir das Faculdades Integradas de Diamantina, criadas pelo presidente Juscelino Kubitschek em 1953.
Zé vamos fazer uma revolução "micro", aqui na minha cidade estamos se saco cheio deles! Aqui em São josé dos Campos o combate continua e ainda, superaremos o conceito neo liberal pré-lula!
ResponderExcluirAbaixo aos Nazitucanos
williangoulart@hotmail.com