sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Candidatura de Dilma deve crescer mais, dizem analistas

A virtual candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência da República está em ritmo ascendente e deve continuar a crescer, avaliam cientistas políticos consultados pela Agência Estado. Para eles, a pesquisa Ibope/Diário do Comércio encomendada pela Associação Comercial de São Paulo indica que a petista ainda não atingiu um teto e ainda deve ser beneficiada pelos altos índices de aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No levantamento, Dilma aparece com 25% das intenções de voto, atrás do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), com 36%.

"Ainda acho que Dilma está aquém do que deveria estar, diante da superexposição a que está sendo submetida. Seria até estranho se ela não crescesse. É um resultado mais do que esperado", afirmou o cientista político Humberto Dantas, conselheiro do Movimento Voto Consciente.

Para o analista de pesquisa eleitoral Sidney Kuntz, a ministra deve se beneficiar também do fato de que 34% dos entrevistados na pesquisa querem a total continuidade do governo e 29% almejam pequenas mudanças com continuidade. Dantas corrobora a opinião, destacando que 78% dos consultados confiam no presidente Lula.

"Na hora em que a campanha começar e o presidente aparecer pedindo votos para Dilma, as intenções de voto devem aumentar ainda mais." Na avaliação de Kuntz, a pesquisa indica que o timing de José Serra está no limite, ou seja, ele tem que dizer se é ou não candidato. "Se a vantagem entre ele e Dilma continuar a cair, vai ficar difícil para o tucano iniciar uma campanha com competitividade", reiterou.

Kuntz disse também que Serra já foi candidato à Presidência e é mais conhecido do que Dilma, e caso não haja uma definição do candidato tucano a vantagem da petista poderá se acentuar nas próximas pesquisas. "Além de entrar no cenário, Serra não poderá perder tempo para indicar o seu vice."

Dantas ponderou que Dilma e Serra estão em situações opostas. Enquanto a petista precisa se expor porque não é tão conhecida pelo eleitor, Serra tem a vantagem de já ter concorrido ao cargo. "Serra não precisa aparecer, ele já lidera as intenções de voto", afirmou. Porém, para o cientista político, a dificuldade do PSDB será emplacar um discurso convincente como oposição tendo em vista os altos índices de aprovação de Lula e de seu governo.

O conselheiro do Movimento Voto Consciente questionou também a linha de campanha indicada pelo Instituto Teotônio Vilela, do PSDB. "Herança maldita é bom caminho quando inteligível. Nesse caso, falar sobre o déficit das contas externas é muito complicado para o cidadão comum, que tem emprego e consegue comprar seus bens. Essa herança maldita é de inteligibilidade difícil e acho que não vai colar", opinou.

Na avaliação dele, o desejo de continuidade do eleitor mostra um cenário eleitoral no qual os tucanos irão enfrentar uma campanha dificílima.Agência Estado

2 comentários:

  1. Interessante que nenhum analista, relaciona as mortes de mais de 70 pessoas pobres em SP, com as chuvas, provocadas pela não abertura das Barragens privatizadas por Zé Alagão.
    Será que não se consegue buscar uma ação de criminalidade contra o Vampiro do Bandeirantes?
    É só pegar as curvas de nível das Barragens em Setembro / Outubro e verificar que eles não abriram espaço para as chuvas de Dezembro de 2009, Janeiro e Fevereio de 2010.
    Ninguém vai fazer um jornalismo investigativo, pegando os relatórios do INPE?
    Caramba, eu que trabalho numa Usina Nuclear aqui em Angra, sei como se levanta um histórico de fornecimento de água para a SABESP, como que não tem ninguém na Carta Capital, O Vermelho, no PT, PSB, PC do B etc para fazer isto?

    ResponderExcluir
  2. SÁVIO SOBREIRA - JUAZEIRO CEARÁsábado, 20 fevereiro, 2010

    EU TENHO CERTEZA QUE A MINEIRINHA DILMA JÁ ESTÁ EMPATADA COM O ZÉ SERRA, NÃO FOSSE A MANIPULAÇÃO FEITA PELO ESCROQUE "MONTENEGRO" DO IPOBE... SOU CEARENSE E NÃO CONHEÇO NINGÚEM QUE VOTOU NO LULA QUE NÃO QUEIRA VOTAR EM SUA CANDIDATA, QUANDO TEM ALGUMA DÚVIDA DIZ QUE NÃO VOTA EM SERRÁ DE JEITO NENHUM...

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog