terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Novo desenvolvimentismo

O governo Lula vai apresentar em março a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).O PAC 2 será um dos temas mais importantes da primeira reunião ministerial do ano, marcada para quinta-feira, na Granja do Torto.

O PAC vai abrigar um conjunto de projetos novos em transporte público, prevenção de enchentes, saneamento básico, tratamento de lixo, internet nas favelas e renovação tecnológica. São investimentos em 29 regiões metropolitanas, além da Rede Integrada de Desenvolvimento Econômico de Brasília, que englobam 463 cidades, onde vivem 79 milhões de pessoas - 43 % da população brasileira.

"O Presidente Lula quer que o PAC 2 tenha foco nas regiões metropolitanas e não vai permitir que as eleições ou mesmo o enfrentamento da crise mundial afetem as ações da economia e os programas sociais em 2010", afirmou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, após reunião de ontem do grupo que compõe a coordenação política do governo.

Dilma

Dilma vai viajar com Lula a partir de agora. A primeira etapa irá até 18 de fevereiro, quando o PT abrirá seu 4º Congresso Nacional e vai homologar a candidatura de Dilma. Nessa fase, que já está em curso, ela fará uma espécie de "aquecimento" petista e contatos políticos com partidos da base aliada. Seu staff prevê visitas mais frequentes a São Paulo, Minas, Rio e Pernambuco.

Depois do congresso do PT e até 3 de abril - quando deixará o cargo de gerente do governo para entrar na corrida sucessória -, Dilma intensificará o roteiro de inaugurações ao lado do Presidente. A partir de abril, ela contará com um escritório na sede do PT, em Brasília.

O discurso da campanha, que terá como mote o "novo desenvolvimentismo", vai fazer comparação entre os oito anos do governo Lula e de Fernando Henrique Cardoso. Mesmo com as estocadas do tucanato, o Planalto insistirá na tática da eleição plebiscitária.

"O importante é que a gente tenha a garantia de que o PAC se manterá, com a continuidade do ritmo de investimento público", disse Padilha. "Isso dará segurança para o setor privado." O ministro deixou escapar que o PAC 2 também servirá para o presidente manter o ânimo da equipe no último ano de mandato, período que ficou conhecido nos bastidores do Planalto como "café frio". "A máquina tem de continuar andando", disse Padilha.

Um comentário:

  1. 19/01/2010 | 00:00
    PSDB já acha
    que Dilma vai
    liderar em março
    Pesquisas do próprio PSDB já apontam a liderança de Dilma Rousseff no Norte e no Nordeste. Nessas regiões, onde o presidente Lula bate recordes de aprovação, com índices que ultrapassam os 85%, ela passou governador tucano de São Paulo, José Serra, e abriu vantagem. Assessores tucanos prevêem que a candidata, já em março, poderá assumir a liderança nas pesquisas em todo o País.
    (Noticia do blog Claudio Humberto)

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog