sexta-feira, 26 de junho de 2009

Confiança do consumidor retoma nível de setembro


O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 4,1% em junho, passando de 102,2 pontos, registrados em maio, para 106,4 pontos. De acordo com o levantamento divulgado ontem pela Fundação Getulio Vargas (FGV), trata-se do maior nível desde setembro do ano passado, quando o indicador havia atingido 109,2 pontos. O ICC mede o sentimento do consumidor em relação à economia.

A pesquisa, realizada com base numa amostra de mais de 2 mil domicílios em sete capitais, mostra que tanto as avaliações sobre a situação presente quanto às expectativas para os próximos meses tornaram-se mais favoráveis. O Índice de Situação Atual (ISA) subiu 5,4%, passando de 100,7 para 106,1 pontos. No caso do Índice de Expectativas, o crescimento foi de 4,3%, elevando-se de 103,7 para 108,2 pontos, atingindo também o maior patamar desde setembro de 2008 (108,6).

A parcela de consumidores que avaliaram a situação econômica local presente como boa aumentou de 8,3% para 10,0%. Já a proporção dos que a consideram ruim caiu de 46,1% para 40,3%.

Ainda de acordo com o levantamento, a maior contribuição para o resultado do ICC no mês partiu do indicador que mede as expectativas em relação à situação econômica nos próximos seis meses. Entre maio e junho, a proporção de consumidores que preveem melhora aumentou de 28,3% para 30,9%. A parcela daqueles que projetam piora diminuiu de 18,4% para 14,8%.(Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog