Na foto José Serra com o banqueiro Roberto Setúbal, presidente do Itaú-Unibanco
Todo mundo tem o direito de criticar juros altos, menos José Serra.
Ele tinha na mão a Nossa Caixa, um banco estatal paulista, que poderia ser usado para financiar os produtores paulistas, e praticar taxas de juros decentes, para competir com os bancos privados.
Serra preferiu vender a Nossa Caixa, e se não fosse o Banco do Brasil para comprá-la, hoje estaria nas mãos do Itaú ou do Bradesco, sem oferecer alternativa de concorrência por juros menores para o cliente paulista.
As taxas de juros da Nossa Caixa, na verdade já não competiam com os bancos privados, e cobravam tanto quanto eles.
José Serra seguia o cartel da Febraban, para não atrapalhar os lucros dos bancos privados.
Mas a atuação de Serra em prol dos juros altos também aconteceu quando apoiou a privatização do Banespa. Quem comprou o Banespa foi o Santander. Hoje cobra um dos juros mais altos no cheque especial (9,27%) segundo tabela do Banco Central.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog