O presidente Lula e a ministra Dilma Rousseff visitam nesta quarta-feira (18/03), às 10h, o terminal de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL) da Baía de Guanabara (RJ).
Obra integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), este é o segundo terminal de regaseificação de GNL do País. O primeiro, também da Petrobras, está instalado no Porto de Pecém (CE).
Os dois terminais marcam a entrada da Petrobras no mercado internacional de GNL, garantindo ao Brasil novas fontes de suprimento de gás natural e, consequentemente, maior segurança energética.
O novo terminal é o projeto de integração energética mais importante do País depois da construção do gasoduto Bolívia-Brasil. Ele amplia a capacidade da Petrobrás de colocação de gás no mercado.
Tem capacidade para regaseificar 14 milhões de m³/dia de gás natural, o que corresponde à praticamente metade do gás importado da Bolívia.
A decisão de implantar no Brasil terminais de GNL responde à necessidade de a Petrobras atender a demanda sazonal das usinas termelétricas (UTEs) a partir de uma fonte flexível de suprimento de gás natural. Complementares à geração hidrelétrica, as termelétricas geram energia elétrica principalmente no período seco, entre maio e novembro, quando a ocorrência de chuvas é menor. Com a geração das UTEs, poupa-se água nos reservatórios das hidrelétricas, eliminado qualquer possibilidade de apagão, mesmo em condições adversas de chuvas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog