A proposta prevê ainda pedágio na ponte, apesar de seus custos não serem bancados pelo Estado. A Ecovias se propõe a bancar a construção, com valor estimado hoje em R$ 1,2 bilhão. Em troca, obteria a prorrogação da concessão do Sistema Anchieta-Imigrantes em 15 anos, até 2033, conforme apurou o Estado. De acordo com a empresa, a obra poderá ser concluída em um prazo de dois a três anos.
Por enquanto, descarta-se o projeto anterior lançado pelo governador José Serra (PSDB), há um ano, na pré-campanha eleitoral. A ponte também não será estaiada, como se previa anteriormente, para não atrapalhar o acesso ao Aeroporto do Guarujá, que deverá ganhar novas dimensões com a exploração das jazidas de petróleo do pré-sal.
Se aprovada, será a primeira ligação seca entre as duas margens do Porto de Santos. Facilitará o transporte de cargas, vai liberar pistas da Anchieta, no trecho urbano, e acelerar viagens de carro rumo ao Guarujá. A previsão é de que o vão livre central da nova ligação tenha 120 metros de largura. Haverá dois outros vãos, menores, laterais. Também deverão ser construídos aproximadamente 3 km de pistas para acesso à estrutura.
Mais faixas. De acordo com o diretor-superintendente da Ecovias, Humberto Gomes, é necessário aumentar a capacidade dos acessos à Baixada Santista, por causa do crescimento acentuado do Porto de Santos. "A proposta é remodelar o trecho da Anchieta com a Cônego Domenico Rangoni, no km 55, em Cubatão. Nesse ponto, o problema é crônico. Seria construída mais uma faixa de cada lado da rodovia até o polo industrial de Cubatão", explica. Haveria 8 km de faixas, 4 em cada sentido, do km 270 ao km 262. "Quando a Artesp (empresa estadual que cuida das concessões) der o sinal verde, já podemos começar essa parte."
Dados da Ecovias mostram que, em 2010, passaram pela Piaçaguera, sentido Guarujá, 6.009.036 veículos de passeio e 3.480.277 ônibus e caminhões. No sentido inverso, o movimento de carros de passeio cai pela metade - 3.136.041 - e o de caminhões cresce - 3.502.028.
Nova marginal. Posteriormente, a proposta é construir uma nova marginal na Anchieta, no trecho urbano, na entrada do Porto de Santos. A nova marginal seria no sentido planalto. Já há uma pista marginal no sentido de Santos. "Assim poderemos separar o tráfego pesado do de veículos leves e também o trânsito local. Os caminhões utilizariam apenas as pistas centrais até chegar ao viaduto para Alemoa", conta Gomes. Pela Anchieta, desceram a Serra do Mar, no ano passado, 2.244.799 de veículos de passeio e 2.717.882 de caminhões e ônibus. Esse volume para no gargalo formado no entroncamento da Piaçaguera, em Cubatão.
Pela proposta da Ecovias, o trânsito sentido Guarujá e também na direção da Rio-Santos ficará mais leve, principalmente nos fins de semana. As duas faixas a serem construídas facilitarão a passagem de caminhões até a ponte. Na sequência, o tráfego pesado chegará ao porto sem usar o lado urbano da Anchieta. Será segregado na faixa central.Estado
Senão vejamos; a notícia correta não seria: MAQUETE DOS NOVOS PEDÁGIOS DOS TUCANOS NO GUARUJÁ INCLUEM TAMBÉM UMA PONTE !
ResponderExcluireu quero pedagio a cada um kilomentro , o zé promessinha esta precisando para fazer caixa para as eleições de 2012.
ResponderExcluirPor ocasião da inauguração dessa majestosa obra (a maquete), fiquei tão satisfeito com as explicações do Serra e notadamente a dada pelo seu irônico secretario Mauro Arce, que perguntado sobre se essa tipo de ponte seria a melhor opção - de pronto respondeu : "para fotografia seria muito melhor uma ponte estaiada a um túnel" . Foi brilhante, pois essa resposta certamente foi calcada em "grandes estudos e adveio da expertice tucana, já que os estais são símbolo daquela administração" . Conclué, que a ponte estaida era o desejo de tantas pessoas como eu: oba vou poder ir ao shopping do portuga sem pegar fila na balsa. E que bom, que a ponte inaugurada (maquete) não serviria a caminhões, pois transporte de cargas em área portuária não é prioridade. Eu, incrédulo vi os políticos de minha cidade (95% de visão impar), endossando a ponte estaiada. Bom, me parece que o bom senso prevaleceu - Abraços @Limarco
ResponderExcluirA proposta prevê ainda pedágio Em troca, obteria a prorrogação da concessão do Sistema Anchieta-Imigrantes em 15 anos...
ResponderExcluirÉ uma CARNIFICINA da máfia com o o povo paulista. Vontade de ir prá outro lugar longe de tucanos é de chorar num cantinho...
É um profundo mistério para mim o fato de ter sido descarta por completo a primeira proposta da ligação seca Santos-Guarujá: o túnel. Além de ser mais rápido e mais barato de construir, evitaria qualquer polêmica relacionada com o fator vão livre, grave limitante para uma ponte num lugar tão acanhado como é o porto de Santos. A única explicação lógica que encontro é que pontes são mais fáceis de angariar votos - Paulo Maluf que o diga, só falta inaugurarem uma capela com seu nome em Praia Grande. Se alguém da CODESP estimver me lendo, tenho uma proposta: DOIS túneis! Um Saboó-Barnabé e outro Dow Chemical-armazém 49. Esse esquema teria o grande mérito de zerar por completo o trânsito pesado de caminhões e trens na zona comercial-residencial de Santos e Guarujá. Caro? Caro é ter sua vida e sua qualidade de vida dioturnamente ameaçadas. Deus abençoe suas consciências.
ResponderExcluirHelena
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Em relação a esse tópico, só posso dizer uma coisa : o PSDB está pouco se lixando para a população. Se for ver no Google Mapas, verá a quantidade de pedágios que há no estado de São Paulo entre duas cidades quaisquer acima de 100 km de distância (geralmente 2 pedágios em 100 km).
Radares então, virou uma indústria absurda, tal ponto, que há lugares que em menos de 500 m NA ESTRADA tem 2 radares virados pro mesmo lado (na Rodovia Anhanguera entre Campinas e Limeira tem disso).
José Serra disse que os motoristas “não devem pagar pedágio… o estado vai dar conta de todos os custos”.
ResponderExcluirEstava lendo esse comentario no site do Paulo Henrique Amorim , como não foi eleito PEDÁGIO NELES!
http://www.conversaafiada.com.br/politica/2011/03/08/alckmin-manda-maquete-de-cerra-para-o-lixo/