quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Sensus: Dilma tem 58,6% das intenções de voto contra 41,4% de Serra

Pesquisa do Instituto Sensus encomendada pela CNT (Confederação Nacional do Transportes) e divulgada nesta quarta-feira (27), aponta a candidata do PT, Dilma Rousseff com 51,9% das intenções de voto contra 36,7% do tucano José Serra. Brancos e nulos totalizaram 4,7% e indecisos, 6,8%.

Na análise apenas dos votos válidos (que excluem nulos e brancos), Dilma ficou com 58,6% ante 41,4% de Serra. A margem de erro é de 2, 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na pesquisa espontânea, em que os candidatos não são identificados aos entrevistados, Dilma teve 50,4% das intenções de votos e Serra obteve 35,7%. Outros nomes citados pontuaram 0,3% e o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva ainda foi citado por 0,2% dos entrevistados. Os votos brancos e nulos somaram 4,6% e os que não sabem ou não responderam correspondem a 8,9%.

Na avaliação do presidente da CNT,  a retomada de Dilma nas pesquisas se deve à mudança na discussão entre os candidatos nos últimos dias. “A discussão de valores, como o aborto, perdeu força e voltou a discussão de propostas. Dilma ganhou vantagem com isso”, afirmou.

Realizada entre os dias 23 e 25 de outubro, a pesquisa entrevistou 2.000 eleitores em 24 Estados, com sorteio aleatório de 136 municípios, e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 37609/2010, no dia 20 de outubro.

Rejeição e expectativa de vitória

Com relação ao índice de rejeição, Serra tem 43% ante 32,5% da ex-ministra-chefe da Casa Civil.

“Essa é a maior rejeição de Serra desde o início da pesquisa deste pleito”, destacou Clésio Andrade, ao comparar o número com o levantamento da CNT/Sensus feito entre 11 e 13 de outubro, quando a rejeição de Serra era de 37,5% contra 35,4% da petista.

Questionados sobre a expectativa de vitória, 69,7% dos entrevistados disseram acreditar que a candidata petista ganharia a eleição presidencial. contra 22,3% acreditam que o tucano seria o vencedor do segundo turno. Indecisos somam 8,1%.

Com relação ao levantamento feito entre os dias 11 e 13, a expectativa de vitória de Dilma aumentou quase 10 pontos percentuais (era de 59,6%) enquanto a do tucano apresentou queda (era 29%), assim como o número de indecisos, que era de 11,4%.

Como a pesquisa foi realizada entre sábado (23) e segunda (25), a repercussão do mais recente debate televisivo entre os presidenciáveis, promovido pela Rede Record no último domingo, não foi medido.

Votos por região

Em comparação com o levantamento da CNT/Sensus feito entre os dias 18 e 19 de outubro e divulgado no último dia 20, a candidata Dilma Rousseff apresentou aumento na expectativa de votos em todas as regiões do país, com exceção do Sul, onde o tucano José Serra ainda mantém a liderança.

No Norte e Centro-Oeste, que representam 15,1% do eleitorado, Dilma obteve 50,7% das intenções de voto contra 40,4% de Serra. No levantamento anterior, Dilma  tinha 42,1% contra 52,6% do tucano.

No Nordeste, onde estão 28% do eleitores, Dilma aparece com 66, 3% e Serra com 25,5%. Na avaliação anterior, Dilma tinha 57,5% e Serra, 34,8%.

No Sudeste, onde que concentra 42,4% do eleitorado,  Dilma recebeu 48,4% das intenções de votos ante 36,7% de Serra. Na pesquisa passada, Dilma tinha 44,2% e Serra, 41,6%.

E no Sul, que possui 14,6% dos eleitores, o candidato do PSDB cresceu mais: passou de 45,1% para 54%, enquanto Dilma  caiu de 38,2% para 35,4%.

9 comentários:

  1. Gostaria de comentar matéria do "Financial Times" informando que a melhor opção seria o candidato da oposição. Usando argumentos inconsistentes e sem o devido amparo da realidade, a dita matéria informa(ou melhor, desinforma) que o mesmo seria mais "linha dura" com os gastos públicos( leia-se corte em programas sociais) e seria "menos indulgente" com Irã, Venezuela, cuba ( leia-se subserviência à agenda da diplomacia norteameticana). O fato é que o Brasil precisa continuar mudando e o que incomoda essa gente é que nós podemos agora fazer nossas próprias escolhas porque Lula emancipou o Brasil, emancipou nossa política externa e hoje nós temos que ser ouvidos o que desagrada aqueles que nos queriam como suas colônias econômicas e culturais e não podem mais; portanto: A NOSSA MELHOR ESCOLHA EM 31 É DILMA, DILMA NA CABEÇA, GALERA!

    ResponderExcluir
  2. Às mulheres antenadas com os tempos atuais,
    digo que é chegada a hora de eleger uma grande
    mulher,mãe e avó, para a presidencia deste imenso país.
    Não percam esta oportunidade que o nosso presidente Lula(só poderia ser ele)oferece
    pois, se os da direita raivosa voltarem ao poder, nunca mais teremos essa chance.

    Agora chegou a vez das mulheres !

    Imaginem as vantagens que podem advir da
    presença de uma mulher na presidência.

    Competência,carinho, sensibilidade e cuidados
    com todos os brasileiros e brasileiras.

    É Dilma, é 13 e confirma !

    ResponderExcluir
  3. Mais um trabalhador brasileiro
    http://www.youtube.com/watch?v=t3qEv9HtVEU

    ResponderExcluir
  4. Volto a apelar para a memória e o Timaço do Santos com Pelé e Coutinho .
    As "goleadas" eram frequentes .
    Outro dia lembrei os 11x0 contra o Botafogo de Ribeirão, - se não me engano .
    Olha, - depois dessa surpresa de precisar ir ao 2ºTurno, - com uma "mãozinha" de Marina, -
    - o que eu penso é o seguinte :
    TEM QUE GOLEAR MEEEEESSSMO !!!!!
    Nada de "sapato alto" , - o adversário é astuto e maligno , e todo cuidado é pouco .
    Mas , - Deus permitindo, e não havendo qualquer Golpe, - acredito na possibilidade de MELHORAR AINDA MAIS , esses "índices" !
    Tem que dar uma boa resposta a quem algum dia afirmou que iria ficar "livre" por no mínimo 30 anos de nossa raça . [Deus é maior]

    ResponderExcluir
  5. Depois que se descobriu que a MONICA SERRA fez aborto, ou seja, matou criançinha aí ele caiu e Dilma cresceu. Ou seja, depois que o SERRA perdeu seu principal discurso (que mata criançinha)do primeiro turno e no inicio do segundo ele comecou a cair nas pesquisas. Ou seja, a verdade vencei a mentira.

    Salvador.

    ResponderExcluir
  6. Não parem de repassar o video do Zé de Abreu q. disseca José Serra VAMOS FAZER CHEGAR NOS 500 MIL VIEWS! http://bit.ly/cQHk3Z #LulaDay #BrasilVota13

    ResponderExcluir
  7. Valdelito compos uma canção para a candidata Dilma, com a simplicidade e visão de um país transformado por Lula. Assistam, muito emocionante!
    http://www.youtube.com/watch?v=t3qEv9HtVEU

    ResponderExcluir
  8. A candidatura Dilma sofre do mesmo preconceito que sofreu a do Lula.

    Ele por ser nordestino e operário.

    Ela por ser mulher.

    Voces, mulheres, vão permitir que se eleja um candidato preconceituoso com nordestinos, negros e principalmente mulheres?

    É hora de voces mulheres, mostrarem sua força.

    É Dilma 13 e confirma !

    ResponderExcluir
  9. Todo o cuidado com as urnas eletrônicas!

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog