quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Gabrielli diz que FHC queria desmontar a Petrobras

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, divulgou nota hoje onde diz que o governo Fernando Henrique Cardoso de preparar a Petrobras para privatização. A nota foi divulgada em resposta ao ex-diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), David Zylbersztajn, que contestou declarações sobre o tema feitas pela candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, no debate na TV do último domingo.

"Para o governo FHC, a Petrobras morreria por inanição. Os planos do governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso eram para desmontar a Petrobras e vendê-la", afirmou Gabrielli, no texto. Ele cita como exemplo a "exacerbação" do conceito de unidades de negócio, no qual as unidades operacionais da companhia ficaram mais autônomas durante o governo anterior.

"A gestão posterior a 2003 modificou essa tendência, fortalecendo a engenharia da empresa e seu sistema de pesquisa e desenvolvimento, além de estimular a criação de redes temáticas, que articulam centenas de pesquisadores de dezenas de universidades e instituições de pesquisa no país", diz o texto, no qual Gabrielli acusa ainda Zylbersztajn de defender a privatização do pré-sal, sob o argumento de que defende o contrato de concessão vigente no País, ao invés da mudança para partilha como quer o governo. "Defender o regime de concessões para o pré-sal é defender que a maior parte dos ganhos da atividade sejam apropriados pelo setor privado e nesse sentido é defender, sim, a privatização do pré-sal", concluiu.


Um comentário:

  1. Sou empregada da Petrobras e assino abaixo das palavras do Gabrielli, embora tenha entrado na empresa em 2006, vejo meus colegas de trabalho com mais tempo de casa falarem dos tempos do FHC,tempos de sucateamento, acidententes, privatizações. Alguns se emocionam ao falar, um deles, foi um colega que trabalhava na P-36.

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog