Segundo o deputado estadual Major Olímpio (sem partido), uma interceptação telefônica feita pela polícia, com autorização judicial, apurou que existe uma lista com nomes de PMs e agentes penitenciários na mira do crime organizado. O parlamentar afirmou que outros três colegas do soldado Vieira também estão marcados para morrer. "O clima é péssimo na Baixada Santista. Os policiais estão desesperados e o Estado não garante proteção."
A lista da morte e os recentes ataques a bases comunitárias reforçam a tese da bancada policial na Assembleia Legislativa de São Paulo de que essas ações são protagonizadas por integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC). Ontem, criminosos dispararam contra a base da 1ª Companhia do 27º Batalhão da Polícia Militar, na Cidade Dutra, zona sul. Uma viatura da PM também foi metralhada no Jardim Oriental, em Santo André, no ABCD.
Quatro soldados da PM foram surpreendidos por ataques criminosos enquanto estavam em serviço na região sul da capital e na Grande São Paulo. O ataque à base da Avenida Senador Teotônio Vilela, em Cidade Dutra, ocorreu às 4h40 de ontem . Segundo a Polícia Civil, dez tiros foram disparados, mas atingiram a parede e a janela. Os soldados conseguiram se esconder e não se feriram. Em depoimento, os PMs disseram que dois homens em uma moto ainda não identificada foram vistos saindo da rua em alta velocidade. Uma pessoa a pé também foi vista correndo para uma favela próxima e até as 20h de ontem não foi presa.
Às 8h, uma viatura da PM foi metralhada por três homens na Rua Escalon, no bairro Jardim Oriental, em Santo André. Um soldado foi atingido na perna, mas passa bem. Seu nome não foi informado. Segundo a Secretaria da Segurança, os policiais foram chamados para averiguar uma suposta briga de casal e, quando chegaram à casa indicada, foram baleados. Três suspeitos foram detidos.
Policiais mortos
31/08/2009
Marco Antonio Vieira levou dez tiros em São Vicente
06/04/2009
O soldado Edmundo Andreia Junior morto a tiros em São Vicente em uma emboscada
04/03/2009
O tenente Silvio França da Silva executado a tiros em São Vicente
23/03/2009
O soldado Marcio Luis Bueno é morto em Praia Grande
03/08/2008
Soldado Mauro de Lara Torquato assassinado em Praia Grande
03/10/2008
O soldado Marcos Rantiguieri é morto a tiros em Praia Grande
19/10/2008
Cabo Anderson Lira é morto com tiros de fuzil na frente dos filhos em Praia Grande
Contrato para trabalhar no crime
Candidatos a uma vaga na facção criminosa precisam assinar um documento, como se fosse um contrato de trabalho, com vários itens a serem cumpridos pelo “funcionário”. Uma cláusula especial, por exemplo, proíbe traição, mentira, inveja e, em caso descumprimento das normas, pena de morte. Existe ainda um parágrafo que se refere a ideologia do grupo, ligada ao “progresso”.
Uma outra norma informa ao interessado que ele deverá atuar com “táticas de guerrilha e artes marciais”, além de promover ataques terroristas urbanos. Segundo a Polícia Civil, as cópias do documento foram localizadas em uma sítio de Botucatu, no interior do Estado, no último dia 1º. Ali, dez suspeitos de tráfico foram detidos em flagrante.
Na casa também foram apreendidas revistas especializadas em armas e guias sobre manuseio de fuzis e submetralhadoras. Investigadores encontraram extratos bancários e um caderno com a contabilidade da venda de droga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog