quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Kassab demite 3.274 garis


O corte nos serviços de limpeza pública é ainda maior do que os índices que estavam sendo divulgados desde a última semana, segundo o Selur (sindicato que representa as empresas de limpeza). A entidade apresentou ontem o primeiro balanço oficial sobre a redução dos serviços e disse que, desde o mês passado, as ruas tiveram redução de limpeza em 32% dos quilômetros varridos todos os dias.

O balanço diz ainda que 3.274 garis foram mandados embora desde 23 de agosto e que 280 caminhões usados na limpeza urbana deixaram de circular pelas ruas. Até 5 de agosto, a cidade tinha 8.153 garis. A redução é de 40,16% no número de funcionários. A prefeitura não reconhece os dados e diz que os cálculos do Selur estão incorretos. A maior parte dos demitidos (2.099 pessoas) trabalhava justamente nas equipes de varrição de ruas. O Selur diz que 2.500 toneladas de lixo da varrição deixaram de ser recolhidas neste mês.

"Estou perdendo o emprego, mas a situação de quem fica é muito ruim. Já tinha pouca gente para fazer o serviço, imagina como vai ser", disse o gari Sérgio, 28 anos, que cumpre aviso-prévio. Ele conta que antes varria a região da 25 de Março com outras três pessoas e que agora só tem um colega.

Fora a redução dos serviços, viadutos, corredores e vias de tráfico intenso deixaram de ser varridos. As cinco equipes que faziam esse serviço usando vassouras mecânicas (grandes aspiradores) foram dispensadas. O sindicato afirma que a redução no orçamento da varrição, que foi de 20%, significou cortes maiores para as empresas, porque a redução foi aplicada sobre uma relação entre os valores pagos no ano passado e no primeiro semestre deste ano. "Da maneira como o corte foi praticado, reflete nos contratos em percentuais entre 35% a 40%, dependendo do valor praticado em 2008 pela empresa", afirma o Selur.

Já no que se refere à remoção de entulhos, o sindicato afirma que, das 78 mil toneladas recolhidas, em média, por mês, só 14 mil toneladas serão coletadas agora. Jornal Agora

Depois da varrição, Kassab corta coleta de lixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog