sábado, 7 de agosto de 2010

Dilma, a campeã da arrecadação

Em um mês de campanha, os candidatos à Presidência gastaram mais de R$ 16 milhões dos R$ 20 milhões que informaram ter arrecadado. Segundo a primeira parcial de prestações de contas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a petista Dilma Rousseff mantém grande distância à frente dos adversários no quesito recursos para a campanha. Na primeira prestação de contas parcial dos comitês, a arrecadação da ex-ministra bateu as receitas de José Serra (PSDB) e de Marina Silva (PV) juntas.

O comitê financeiro do PT declarou ter recebido R$11,6 milhões (R$ 9,7 milhões registrados diretamente para a candidata) e tem despesas presumidas de R$ 9,5 milhões até agora. Em segundo aparece Marina, com R$ 4,6 milhões arrecadados e R$ 3,4 milhões direcionados a ela; seguida de Serra, com R$ 3,6 milhões em doações para o comitê e R$ 2,5 milhões arrecadados nominalmente. Segundo o relatório apresentado ao TSE, R$ 2,7 milhões foram doados em dinheiro ao PT.

O registro do balanço financeiro das campanhas mostra um pouco da diferença de estratégia das coordenações. Enquanto Marina e Serra reservam grande volume de recursos para a impressão de material de campanha - Marina usou R$ 1 milhão para pagar material impresso e Serra, R$ 472 mil - as despesas de Dilma se concentram em instrumentos virtuais de mobilização.

Apenas a internet, eixo da campanha petista coordenado pelo consultor Marcelo Branco, levou mais de 20% da receita. A criação e a manutenção de páginas na rede são orçadas em R$ 2 milhões, segundo a primeira parcial da prestação de contas de Dilma. A estratégia petista também passa pela abordagem por telefone. No item "publicidade por telemarketing" há registro de despesa de R$ 120 mil.

Mas o grande investimento do comitê fica por conta dos programas de rádio e televisão. Foram R$ 4,5 milhões para a produção das mídias para a campanha de Dilma. As pesquisas eleitorais custaram R$ 20 mil e o aluguel de imóveis, R$ 96 mil. Há também grande investimento nos recursos humanos. Além de calcular gasto de mais de R$ 1 milhão com serviços terceirizados, a folha de pessoal da equipe petista é estimada em R$ 391 mil.

Anunciando contabilidade mais modesta que a de Marina Silva, a prestação de contas da campanha de Serra só supera a de Dilma nos gastos com serviços terceirizados e despesas com transporte e deslocamento, R$ 1,2 milhão e R$ 654 mil, respectivamente.

Heroísmo

Longe das cifras milionárias, as campanhas dos demais candidatos à Presidência mostram que a disputa será feita na base do heroísmo. O candidato do PSol, Plínio de Arruda Sampaio, arrecadou R$ 35 mil. Desses, R$ 11 mil chegaram em dinheiro. Mesmo com o cofre enxuto, a campanha de Plínio está no azul, pois as despesas somam R$ 24 mil.

Levy Fidelis (PRTB) conquistou doação de apenas R$ 1 mil. Mesmo assim, está em vantagem em comparação a José Maria Eymael (PSDC), Rui Costa Pimenta (PCO), Zé Maria (PSTU) e Ivan Pinheiro (PCB), que ainda mantêm em branco o relatório da primeira parcial de prestação de contas da campanha presidencial deste ano.

O número

R$ 35 mil

Valor arrecadado em doações para a campanha de Plínio de Arruda Sampaio, candidato do PSol à Presidência

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