quinta-feira, 23 de julho de 2015

Trump lá, Datena aqui



 Americanos e paulistanos só vão às urnas no fim de 2016, mas a disputa pelo lançamento de candidaturas já começou. No noticiário, as atrações do momento são personagens exóticos à fauna política: o magnata Donald Trump e o apresentador José Luiz Datena.

Os dois têm mais em comum do que o Empire State e o Banespão. Sem serem políticos tradicionais, investem no carisma pessoal, no discurso conservador e na imagem de que podem resolver tudo sozinhos, acima dos partidos e das instituições.

Trump, o bilionário excêntrico, aposta no lado mais materialista do sonho americano. Quer ser admirado pelo tamanho das torres, cassinos e hotéis batizados com o seu nome. Promete comandar a Casa Branca como se fosse uma de suas empresas.

Datena, o locutor policial, apela ao medo da violência e do caos urbano. É capaz de narrar um roubo de galinha como o crime do século, ou um engavetamento na Marginal como o novo 11 de Setembro.

Com estilo agressivo, os dois encarnam o populismo de direita que prolifera na tevê aberta e nas redes sociais. Parecem estar sempre indignados, mas só atacam os elos mais fracos da sociedade, nunca a elite ou o sistema. São revoltados a favor.

Trump chamou atenção em junho ao chamar imigrantes mexicanos de estupradores e traficantes. Agora se dedica a espinafrar colegas de partido. Datena defende a PM e ataca presidiários e menores infratores. Quem discorda é xingado no ar de "bandido", "imbecil" ou "vagabundo".

Embalado pela repercussão dos insultos, o magnata disparou na corrida às primárias do Partido Republicano. O apresentador da Band ainda não aparece nas pesquisas paulistanas, mas é cortejado por três partidos, incluindo o PSDB.

Há uma forte chance de nenhum deles se viabilizar como candidato. Se isso ocorrer, já serão vencedores. Trump atrairá mais holofotes para seus negócios, e Datena vai valorizar o passe na guerra pela audiência. Bernando Franco - Na Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog