quinta-feira, 2 de outubro de 2014

BNDES apoia a diversidade cultural do Brasil



Para além das grandes obras de infraestrutura, os governos Lula e Dilma investiram no desenvolvimento de uma das maiores riquezas do país: a diversidade da nossa cultura. Para isso, trouxeram os investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) cada vez mais presentes na vida dos brasileiros e brasileiras.

Em setembro deste ano, a Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira (FOSB) recebeu um apoio financeiro no valor de R$ 21 milhões, não reembolsáveis. Metade oriunda do BNDES Fundo Cultural, e metade por incentivos da Lei Rouanet, medida que garantiu recursos para o projeto de manutenção, desenvolvimento sustentável e equilíbrio orçamentário até 2016, deixando a instituição menos dependente dos ciclos anuais de captação. Um exemplo de como o BNDES é utilizado no governo Dilma como um importante instrumento de fomento à sustentabilidade de projetos culturais e o desenvolvimento de suas cadeias produtivas, que geram trabalho, emprego, renda e oportunidades de inclusão social.

A modalidade do financiamento da FOSB é inédito, envolve a criação e estruturação de dois fundos de captação de recursos – fundo patrimonial e fundo de reserva – inéditos em instituições culturais no Brasil e pode servir de modelo para outras instituições que atualmente dependem exclusivamente dos incentivos fiscais da Lei Rouanet.

O impacto estimado do apoio já envolve a geração de cerca de 60 empregos indiretos em serviços da área musical; a reestruturação do trabalho com a fusão das orquestras Ópera e Repertório e OSB, ampliando de 62 para 97 profissionais e a manutenção das atividades socioeducacionais, como a realização de concertos didáticos em escolas da rede públicas voltados à formação de plateia e a difusão do gênero.

Mais cultura com o BNDES

O BNDES também se faz presente na cultura brasileira com vários outras modalidades de apoio como o financiamento de projetos de investimentos e planos de negócio das empresas atuantes nas cadeias produtivas da economia da cultura (BNDES Procult); financiamento a toda a cadeia produtiva do cinema; patrocínio de eventos culturais e publicações; apoio a projetos de revitalização do patrimônio histórico, arquitetônico e arqueológico brasileiro, e à preservação e segurança de acervos de museus, arquivos e bibliotecas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog