segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Dilma: “investimentos asseguram mais segurança, rapidez e tempo para desfrutar da vida”


O Brasil investiu R$ 143 bilhões em mobilidade urbana nos últimos anos, recurso aplicado na ampliação e melhoria do transporte público brasileiro. Segundo a presidenta Dilma Rousseff, o principal foco do Governo Federal é fortalecer o transporte urbano de massa. “Estamos fazendo 658 km de trilhos (metrô, Monotrilho, VLT, Trem Urbano e aeromóvel); 3.204 km de BRTs e corredores exclusivos para ônibus; 20,5 km de transporte fluvial, basicamente em Recife (PE); e 150 km de intervenção viária”, enumerou Dilma Rousseff, nesta segunda-feira (22), Dia Mundial Sem Carro, durante agenda em Ribeirão das Neves (MG).

A presidenta lembrou que o investimento maciço em Mobilidade Urbana é uma novidade do seu governo. “Antes havia um entendimento de que o setor era de responsabilidade dos estados e municípios. O meu governo mudou drasticamente esta visão”, explicou.

Com o montante, estão concluídos ou em construção três monotrilhos; 13 VLTs, a maior parte no Nordeste; dois aeromóveis (em Porto Alegre e em Campos); 189 BRTs e corredores exclusivos de ônibus. A estratégia de Mobilidade Urbana brasileira contribui para a integração entre os modais, barateando o custo do transporte para a população. “Todos estes investimentos asseguram mais segurança, rapidez e tempo para desfrutar da vida”, aponta Dilma. As obras em andamento devem ficar prontas em 2016.

O Governo também estuda a criação de uma linha de financiamento de bicicletas, um dos meios de transporte alternativos mais incentivados pelos municípios brasileiros, sobretudo para deslocamentos curtos. Várias cidades têm construído ciclovias e bicicletários. “A grande maioria das bicicletas produzidas no Brasil são feitas lá na Zona Franca de Manaus, e portanto elas têm isenção de tributos. Por isso, nós estamos pensando numa linha de financiamento, principalmente nas regiões onde se construiu estrutura para usá-las”, explica a presidenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog