quarta-feira, 22 de junho de 2011

Via expressa de assaltos

O motorista que trafega pela marginal do Pinheiros já é submetido a uma quantidade absurda de problemas. Congestionamentos constantes, mau cheiro do rio e, várias vezes por ano, alagamentos. Agora, aparece também o risco de ser alvo de um arrastão.

Nesta semana mesmo, ao menos sete pessoas foram vítimas. Os ladrões aproveitam o trânsito parado e usam pedras para quebrar o vidro do carro. Roubam o que estiver à mão: bolsas, dinheiro, cartões, celular.

O modo como acontece o assalto só aumenta a sensação de vulnerabilidade do cidadão. Parado no trânsito, desprotegido, o motorista vira presa fácil dos criminosos. E ainda vai levar um tempão para chegar em casa ou à delegacia.

Foram ao menos 20 casos na marginal, só neste ano. Mas o número com certeza é bem maior. Muita gente, tão acostumada com a inoperância policial, nem se dá ao trabalho de fazer boletim de ocorrência.

A polícia afirma que reforçou a patrulha na região com motocicletas. O arrastão desta semana mostra que, se estiver mesmo em prática, a providência se mostrou bem pouco eficaz.

Os assaltos ocorrem especialmente perto de pontes em que a iluminação é ruim, como a Morumbi, a João Dias e a Engenheiro Ary Torres. Reduzir essa escuridão deveria ser uma das primeiras medidas. É um problema fácil de resolver.

Incapazes de encontrar uma solução para o problema crônico do trânsito em São Paulo, as autoridades poderiam pelo menos fazer mais força para garantir que o motorista paulistano consiga arrastar-se pelas ruas em segurança. Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog