domingo, 15 de maio de 2011

Revoada de tucanos


A Câmara Municipal de São Paulo é uma espécie de zoológico político, onde não faltam espécies raras. Uma ave difícil de achar ali era o tucano que se desse bem com o governador Geraldo Alckmin (PSDB). Muitos vereadores tucanos preferiam entender-se com o prefeito Gilberto Kassab (ex-DEM, acaba de fundar o PSD).

O clima andava tão ruim na bancada do PSDB que metade dela pulou fora. Seis dos 13 vereadores tucanos anunciaram sua saída do partido. Eles são mais ligados ao ex-governador e ex-prefeito José Serra, tucano que preferiu ver Kassab na prefeitura, e não Alckmin.

A revoada deve pousar no novo partido do prefeito, ou no PV, ou até no PMDB --onde a quirera for melhor. Após o racha tucano, o PT, com 11 vereadores, passa a ser o partido mais numeroso na Câmara paulistana.

O racha no partido e a rivalidade aberta entre Alckmin e Kassab dificultam a candidatura de José Serra a prefeito em 2012. Citado como único nome capaz de unir prefeito e governador na sucessão municipal, Serra pode enfrentar dificuldades no seu próprio quintal.

Além disso, São Paulo é a maior cidade do Brasil. Alckmin, governador do Estado mais populoso do país. Um racha no PSDB, no próprio ninho em que nasceu, reflete também uma crise tucana de escala nacional.

Mas a crise não é só tucana. É grande o desgaste de todas as forças de oposição ao PT no governo federal.

O DEM pode perder dez deputados federais e ficaria com a bancada na Câmara reduzida a 34. O PSDB tem 52 deputados, um décimo do total de parlamentares.

O PSD de Kassab, que já nasce com plumagem governista, larga com uns 30 deputados federais. Oposicionistas de verdade podem tornar-se uma espécie ameaçada de extinção.

Um comentário:

  1. Vamos tomar iniciativa de tornar o Cerra inelegível de uma vez por todas?
    Se o denunciarmos por exercício ilegal da profissão de Economista, que é fácil de ser provado pois não existe diploma e nem registro no conselho de classe competente , no caso CORECON.E ele fez isso ao se registrar no TRE-SP e TSE como Economista sem sê-lo!

    Quando condenado Cerra será enquadrado na Lei da Ficha Limpa e barram a candidatura dele, aí o PIG vai parar de dar atenção para ele, e ele se aposenta de uma vez e nos deixa em paz e os poupa das postagens no blog e no twitter.

    E será Bye Bye Cerra Forever

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog