segunda-feira, 9 de maio de 2011

Controladoria diz que ministra da Cultura deve devolver diárias

A CGU (Controladoria-Geral da União) afirmou que a ministra Ana de Hollanda (Cultura) deve devolver cinco diárias que recebeu quando estava no Rio de Janeiro sem compromissos oficiais.

"Chegou-se ao entendimento conjunto de que seria mais conveniente a devolução dos valores correspondentes às diárias recebidas naqueles dias em que não houve compromissos oficiais: 09/01, 16/01, 10/04 e 16 e 17/04, o que será providenciado nos próximos dias", afirma nota da controladoria.

Para MinC, diárias da ministra eram "economia" aos cofres

Segundo o texto, a ministra procurou na semana passada o ministro Jorge Hage (CGU) para saber o que fazer sobre a questão.

"Examinando o caso, a CGU verificou que o número de viagens realizadas pela ministra da Cultura é plenamente justificado, tendo em vista a localização, no Rio de Janeiro, de um grande número de entidades vinculadas ao Ministério da Cultura", diz a controladoria.

No domingo, a ministra, que é alvo de críticas e pressões de alas do PT para deixar o cargo, divulgou uma nota rebatendo as acusações de irregularidades no recebimento das diárias.

Na nota, o ministério nega as acusações publicadas no jornal "O Estado de S. Paulo", que aponta o pagamento de diárias à ministra por fins de semana na cidade do Rio de Janeiro sem uma agenda oficial.

De acordo com a reportagem, Ana de Hollanda recebeu, nos últimos quatro meses, R$ 35,5 mil por 65 diárias. Dessas, em pelo menos 16 ela não possuía um compromisso de trabalho.

Na nota, a assessoria da pasta diz "não haver impropriedade na conduta da ministra". O texto alega que, em alguns casos, o valor da diária para hospedagem era menor do que o necessário para pagar as passagens de ida e volta do Rio para Brasília.

"A economicidade, sempre conforme a legislação, impôs adotar a opção que menos onerasse o erário público", justifica o ministério. Segundo reportagem deste domingo, a pasta desembolsou R$ 17,3 mil com passagens aéreas da ministra.

Um comentário:

  1. Penso que a Ministra deve devolver as diárias, desculpar-se por sua falta de pratica nas lides com os recursos públicos e quem sabe, capacitar ou substituir a sua Assessoria, que se mostrou aquém do que se espera de um Governo da Presidenta. mas acho também que a Ministra merece continuar. Ele tem o que é mais importante no cargo em que ocupa: Gostar e ter Vontade de fazer as coisas acontecerem.

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog