terça-feira, 12 de abril de 2011

A visita de Yuri Gagarin ao Brasil


Há 50 anos, em 12 de abril de 1961, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin era o primeiro homem a conquistar o espaço, a bordo de um nave Vostok.

Três meses depois, em 29 de Julho, Gagarin visitou o Brasil, passando por Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília (vídeo acima da antiga TV Tupi).

O então presidente Jânios Quadros o condecorou com a Medalha Cruzeiro do Sul.

O "Voz da Rússia" fez um especial sobre essa viagem:




“Embaixador da paz”. Foi assim que no Brasil chamaram a Yuri Gagárin que esteve nesse país em 29 de Julho de 1961. Nesse tempo não havia relações diplomáticas entre os nossos países. Mesmo assim, a calorosa recepção ao astronauta soviético em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo exerceu em certa medida influência no seu restabelecimento que teve lugar já em Dezembro do mesmo ano. Yuri Gagárin era acompanhado em quase todas as suas viagens para o estrangeiro pelo conhecido piloto, Tenente-General Nikolai Kamánhin. Nas suas memórias ele escreve o seguinte:

“América do Sul”! Em baixo das asas do nosso “IL” uma ampla fita do caudaloso amazonas, e a fantástica selva... pela frente o Brasil. No avião reina o silêncio. Cada um de nós está preso aos seus pensamentos. Yuri Gagárin está aconchegado à vigia... O sol não permite que ele observe o que se passa lá em baixo. Ao encontro do avião correm montanhas, florestas, aldeias e cidades. Às vezes estão claramente á vista como nos mapas geográficos e às vezes se escondem nas nuvens. Seria interessante saber se o quadro que le vê agora é ou não parecido ao que ele viu a 12 de Abril ao sobrevoar a América do Sul”

O primeiro encontro de Gagárin com os ministros do governo e brasileiros simples teve lugar no aeródromo da capital ainda em contrução. Mas esse foi uma curta paragem para o reabastecimento de combustível e um breve descanço. Às recordações ligadas com Brasília voltaremos mais tarde. Por enquanto o caminho é rumo a Rio de Janeiro.

No aeroporto há muitas pessoas. Finos raios de projectores romopem a escuridão e iluminam rostos sorridentes unidos numa mancha de luz. As pessoas gritam, abanam pequenas bandeiras e flores. Acima das suas cabeças há ondas de um mar de mãos. É assim que eles recebem o herói soviético da cosmonáutica. E é para ele que gritam: “Bravo Yuri!”.

No Rio Yuri Gagárin é recebido por estudantes e trabalhadores brasileiros, cientistas e funcionários, personalidades oficiais e não oficiais. Todos eles pretendiam manifestar o calor dos seus sentimentos. Eles partilham em grande medida as palavras da moça brasileira Adelina Fernandes: “Nós esperamos muito tempo por você. Ontem ficamos cinco horas no aeródromo. Somos cinco irmãs e tal como todas as mulheres e mães brasileiras, queremos paz e amizade com o seu país. Obrigado Yuri, Embaixador da paz que é recebido com alegria em todo o mundo”.

No Brasil o frio aumenta à medida que vamos ao sul. No entanto, essa regra peculiar aos países do hemisfério sul foi violada quando o primeiro astronauta do mundo seguiu de Rio de Janeiro para São Paulo. Os habitantes dessa cidade organizaram ao emissário soviético uma recepção tão calorosa que segundo a opinião geral, superou a do Rio. No aeródromo de Congonhas reuniram-se milhares de pessoas com cartazes de saudação muitos dos quais estavam escritos em russo. E quando do avião saiu Gagárin, a multidão avançou ao encontro tirando do caminho as barreiras policiais. No ar ouvia-se a palavra “Ga-gá-rin!”. Um dos repórteres de televisão não se cansava de gritar ao microfone: “este São Paulo nunca foi visto”. Em todo o caminho por que o carro seguiu do aeroporto havia uma parede de moldura humana. É difícil traduzir em palavras o que aconteceu no hotel “Jaguar” localizado no centro da cidade. Para travar o fluxo dos que desejvam ver Gagárin, a polícia foi obrigada a fechar todas as entradas e saídas do hotel. De outra maneira como disse o comissário da polícia, o hotel será desfeito em pedaços e nada dele vai restar”.

À noite no estádio coberto de Iberapuera teve lugar o encontro dos habitantes de São Paulo com o astronauta. Nesse encontro, Gagárin foi saudado pelo presidente do instituto de aeronáutica Flávio Pereira. Em nome do instituto, o prefeito da cidade Prestes Maia condecorou Gagárin com o diploma e a medalha “Pioneiro do cosmos”. As ovações não silenciaram durante muito tempo. E quando Gagárin foi ao microfone eclodiu uma verdadeira explosão de salvas de palmas tal que segundo testemunhas, até pairou o receio de que a cobertura de vidro do estádio podia ruir. Parecia difícil uma nova onda de animação na vida da trabalhadora e industrial cidade de São Paulo. No entanto, de acordo com a opinião dos jornalistas locais, o astronauta número 1 conseguiu fazer isso.

Na manhã de 2 de Agosto, Yuri Gagárin foi a Brasília onde no mesmo dia teve um encontro com o ministro da aviação Gabriel Grumoss, visitou o congresso e foi recebido pelo então presidente do Brasil Jânio da Silva Quadros que fez ao astronauta perguntas acerca do próprio voo, sobre as impressões da viagem ao Brasil e recordou com prazer a sua visita à União Soviética em 1959. Depois da conversa teve lugar a cerimónia de entrega da ordem da força aérea do Brasil “Pelos méritos na esfera da navegação aérea” ao astronauta russo. “Você abriu para a humanidade a ilimitada esfera do conhecimento o que vai permitir uma melhor compreensão mútua entre as pessoas e o fortalecimento da paz”, declarou Jânio Quadros. “O governo brasileiro ao lhe galordoar, deseja dessa maneira manifestar reconhecimento e a sua admiração por essa consecução excepcional...”

Desde aqueles memoráveis encontros com o primeiro astronauta do mundo na terra brasileira, passaram algumas décadas. Mas a memória da visita de Gagárin conservou-se até aos nossos dias. Sobre Gagárin foram escritos livros e compostas canções.

E eis como Yuri Bespalko correspondente da “ITAR-TASS” no Brasil durante sete anos falou de Yuri Gagárin:

Yuri Bespalko: À volta desse acontecimento histórico estão a surgir lendas. Como me disseram muitos interlocutores brasileiros, é verdade que no Rio de Janeiro o astronauta número 1 foi recebido por centenas de milhares de pessoas. Algumas pessoas afirmaram até, que o pequeno carro em que ele ia, foi levantado com as mãos na rua central da cidade. É possível que isso seja um exagero apesar de que é possível que isso tenha sido realmente assim, se levarmos em consideração o estado emocional das pessoas que o receberam. A chegada de Gagárin foi especialmente marcante em Brasília. Mais tarde, os meninos nascidos em algumas famílias receberam o nome de Yuri.

Agora, falemos do que diz respeito às lendas. Em conversa com o chefe militar Yaroslav Galavénov que recebeu Gagárin, vieram à tona alguns pormenores. Nos quadros da fita dedicada à viagem de Gagárin ao Brasil, vê-se como o carro do astronauta é balouçado nas mãos. Mais do que isso como contou o próprio Yuri, foram-lhe até arrancados os botões do uniforme de gala na qualidade de lembrança.

Loc: Infelizmente, o primeiro astronauta do planeta, não viveu até aos nossos dias. Sete anos depois do seu voo ao cosmos aos 34 anos de idade, ele morreu tragicamente no decurso de um voo de treino no caça-bombardeiro MIG-15 a 27 de Março de 1968.

Para terminar este programa, eu gostaria de apelar aos ouvintes brasileiros: Se alguém se lembra das visitas de Yuri Gagárin a Brasília, Rio de janeiro e São Paulo, agradecíamos que escrevesse para a nossa emissora a compartilhar as suas recordações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog