sábado, 26 de março de 2011

Lula rouba a cena no 40º aniversário da Frente Ampla no Uruguai

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi nesta sexta-feira, no Uruguai, a estrela absoluta dos festejos pelo 40º aniversário do primeiro ato político da coalizão governista Frente Ampla, participando da cerimônia como orador principal.

A presença do ex-líder deixou em segundo plano até a participação do presidente do Uruguai, José Mujica, e a de seu antecessor no cargo, Tabaré Vázquez, as duas figuras mais queridas da política do país e referências consagradas da coalizão.

Diante de um auditório lotado no Palácio Peñarol, composto por militantes e ativistas da Frente Ampla (FA), do governo uruguaio em peso e de representantes eleitos da coalizão, Lula foi só carisma e elogios para com seus anfitriões, que devolveram a gentileza louvando sua figura e seu papel como presidente do Brasil.

Em português, já que o público recusou o uso de um tradutor, Lula elogiou o papel e a influência que a coalizão --uma heterogênea mistura de partidos que abrange desde o Partido Comunista à democracia cristã-- teve em seus 40 anos de história em todos os partidos de esquerda da região e sua qualidade como "uma organização plural profundamente democrática".

Além disso, o ex-líder ressaltou a "coerência" e a "determinação" que a FA sempre defendeu em seus 40 anos de vida política, uma "qualidade" pela qual tiveram que pagar um "preço" durante a ditadura militar (1973-1985).

"A Frente foi também o fator decisivo para o estabelecimento da democracia política no Uruguai, muito tempo antes de conquistar a Presidência", afirmou o ex-metalúrgico sob os aplausos entusiasmados dos uruguaios.

Nesse sentido, Lula destacou que em muitos aspectos a FA foi uma "inspiração" para o Partido dos Trabalhadores (PT) e um dos maiores defensores na região da integração latino-americana.

Além disso, o ex-presidente considerou essencial o papel da FA para evitar que o Estado uruguaio fosse "desmontado por insensatos adoradores do mercado", e ao mesmo tempo elogiou seus esforços para transmitir "que o socialismo não avançará nunca se não for radicalmente democrático".

"A democracia política, econômica e social são valores centrais da Frente", afirmou.

Um dos que mais aplaudiram o discurso foi o presidente Mujica, um ex-guerrilheiro tupamaro que passou mais de 13 anos preso durante a ditadura e que considerou Lula um exemplo a ser seguido.

Antes da cerimônia, Lula aproveitou para se reunir com Mujica na embaixada do Brasil para debater a integração política e comercial entre os dois países.

Após esse encontro, Lula afirmou que "Mujica é para os latino-americanos o que Mandela foi para os africanos. Foi perseguido por tanto tempo, esteve preso, e quando voltou à política estava melhor, mais generoso, agindo com o coração", uma afirmação que voltou a repetir no comício para o aplauso dos presentes.

Por sua vez, Mujica se disse "mais do que honrado e comovido" pela visita de Lula, uma pessoa que, segundo ele, sempre esteve "preocupado com as pessoas" e que "alcançou uma justiça social muito grande".

"Nós que somos de esquerda sempre andamos apressados, mas também é preciso caminhar firme (...). Lula nos deixou um exemplo", afirmou o presidente uruguaio.

Antes do discurso, que foi concluído com palavras do presidente da Frente Ampla, Jorge Brovetto, Lula também se reuniu com os líderes da formação em sua sede em Montevidéu e se encontrou com o ex-presidente Tabaré Vázquez em sua residência.

5 comentários:

  1. Lula, ou Numca Dantes como é chamado por PHA, é o maior patrimônio Nacional que temos hoje. É um orgulho, uma honra ter um cidadão desse dividindo a Nacionalidade com a gente! Voto nele desde garoto no interior do cariri da Paraíba e tenho orgulho de já naquela época, ter escolhido ele como meu candidato à Presidente. O legado deixado por Lula, é incalculável! Temos de apreciar e desfrutar de cada minuto vivido por ele!

    Cuide da sua saúde Presidente, pois precisamos muito de você vivíssimo e saudável!

    ResponderExcluir
  2. Faltou a fonte da matéria...

    ResponderExcluir
  3. sera sempre o meu eterno presidente, homem q deu vez ao povo brasileiro, sempre lula homem q gosto de ver, obrigado meu Deus por ter nos dado um desse para o brasil somos previlegiados por termos lula como nosso lider.

    ResponderExcluir
  4. Não tô falando pra voces?
    Os judeus acreditam piamente na vinda do messias, os lusitanos desde Ceuta na volta de gloriosa de D Sebastiao.
    Os latino.americanos somos mais felizes: temos de volta SiMON Bolivar.

    ResponderExcluir
  5. É o incrivel mecanismo unificador da Historia.
    Os judeus, esperam seu messias que virá.
    Os lusitanos a volta gloriosa de el Rey D.Sebastião.
    Nos sul americanos fomos um pouco mais felizes porque tivemos e temos de novo este Simon Bolivar.

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog