sábado, 5 de março de 2011

Dilma vai oferecer jantar para a família Obama

A presidente Dilma Rousseff vai receber a família Obama em um jantarzinho íntimo no Palácio da Alvorada, no dia 19 de março.

A ideia é que a família de Dilma -incluindo sua filha Paula, o neto Gabriel e sua mãe, Dilma Jane- receba o presidente americano, Barack Obama, sua mulher, Michelle, e as filhas do casal, Sasha e Malia.

Podem estar presentes alguns poucos ministros também, como o chanceler Antonio Patriota, mas será um evento "petit comité".

Obama será recebido no Palácio do Planalto na manhã de sábado. Paralelamente, haverá uma reunião do Fórum dos CEOs, com dez executivos de cada país. Depois, o presidente e sua comitiva seguem para um almoço de Estado no Itamaraty.
Durante a visita, os governos devem assinar um tratado de cooperação econômica e comercial, que aborda barreiras sanitárias e técnicas, mas não mexe em tarifas comerciais.

Os governos também estudam fazer uma declaração sobre o pré-sal do Brasil. Os EUA estão interessados em assegurar fornecimento de petróleo brasileiro, ainda mais depois das tensões recentes no Oriente Médio.
Brasil e EUA vão assinar um memorando para cooperação e investimentos em megaeventos esportivos.

Já a agenda de Obama no Rio, onde ele estará no dia 20, está bastante indefinida. A decisão final sobre o programa só sairá depois do Carnaval, quando irá ao Rio uma nova equipe precursora de Washington para definir os lugares que Obama visitará.
Existe uma preocupação em garantir que haja público no grande discurso que Obama pretende fazer. A visita cai em um domingo que tem um jogo clássico -Vasco x Botafogo, no Engenhão (zona norte).

A praia de Copacabana, o Forte de Copacabana, o monumento aos Pracinhas, o Maracanãzinho e a Marina da Glória são alguns locais cogitados para o discurso. Tampouco está definida a favela pacificada que será visitada por Obama.

Um comentário:

  1. Helena,

    Eu gostaria de fazer uma comentário retificando o que eu coloquei lá atrás sobre a proposto do Hugo Chavez de convidar o Lula para uma mediação de paz na Libia. Eu respondi apressadamente sem analisar a incoerencia do pedido do presidente venezuelano.
    - Primeiro- o Lula poderia até ir na mediação contudo ele não representa o Brasil pois não ocupa cargo algum no governo então o Hugo Chavez colocaria o Lula em um situação constrangedora. Ele fez isso de caso pensado ou de maneira ingênua? Eu ainda não entendi, mas pela postura do Governo Dilma, todo mundo na diplomacia já tinha percebido e pelo que parece o Lula também. Eu na epoca achei estranho os oferecimentos do Kadafi, parecia que ele estava antevendo que a ONU já estava de prontidão e que o oferecimento seria uma compra de votos no futuro. Esse aspecto me chamou a atenção e cada vez mais acho que o Lula conduziu a politica externa de maneira brilhante e que Dilma também tem o mesmo posicionamento.
    -segundo- O Hugo Chavez tem que aprender de uma vez por todas a considerar as instituições internacionais no caso a ONU, e parar de atropelar essas medidas, ao invés de ajudar só atrapalha.
    -terceiro- A ONU já está para enviar representante para observar o que de verdade ocorre na Libia, logo o medo de invasão da OTAN ou dos EUA, de maneira individual já estão sendo arrefecidads. Tenho cá a impressão que o Obama também ajudou nisso.
    -quarto- Acredito que a Venezuela para se contrapor aos EUA poderia até ameaçar de enviar ajuda militar a Libia, contrariando decisão da UNASUL, se o Lula se envolvesse ficaria enrrolado com o venezuelano.
    Mais do que nunca acho que o Hugo Chavez é muito atabalhoado, imprevisivel e de convivencia dificil, então o que eu disse nesse post...
    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2011/03/venezuela-espera-que-lula-possa-mediar.html
    eu desdigo. Acho que o Lula enquanto Lula não tem que se meter nisso, agora o Lula quando for embaixador é outra coisa.
    Esse Hugo Chavez tem muito que aprender sobre instituições, o Lula pode dar uma aulinha para ele no futuro.
    Com relação a visita do Obama acho muito bom, quanto mais estreitarmos relações com os EUA do Obama melhor, logico que de maneira soberana e independente como na era Lula. Caso o Obama se reeleja acho que as coisas no mundo vão melhorar e o Brasil ao receber o Obama dessa meneira tão elegante demonstra isso.
    Devemos apoiar os vizinhos quando estão precisando e os EUA precisam do Brasil agora, afinal somos todos americanos, e a américa ajuda a américa. Quanto mais os EUA se desligarem da Grã-Bretanha melhor o mundo estará, acho que o Obama pensa assim tanto é verdade que ele está dando uma banana para o império britânico e de quebra para Israel.
    Gosto muito do Obama acho que ele, dentro das suas limitações também está fazendo a sua revolução silenciosa nos EUA. O seu olhar como o Lula é para a Africa, isso é muito bom e de quebra ignora solenemente Israel e os ingleses.
    Essa de posicionar as tropas proximo ao litoral libio é só teatro para acalmar os ingleses e israelenses, agora que o danadinho não vai atirar uma unica bala com certeza não fará, primeiro que ele é da paz, segundo que o povo estadunidense está cheio de guerra e terceiro que o orçamento dos EU não reservou verba para isso.
    Dilminha enxerga longe e Lulinha já visualizava esse encontro lá atrás.
    Gosto muito do moreninho do Norte acho que ele acalma o mundo e o mundo precisa disso agora.

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog