sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Dilma e a trégua da imprensa


“Dilma está ainda naquele banho-maria dos primeiros cento e vinte dias de governo nos quais a mídia concede uma espécie de trégua ao recém-eleito, porque (olha só o clichê) se bem me recordo, a mídia teve o mesmo procedimento, guardadas as proporções, quando da eleição de Marta Suplicy do PT como prefeita de São Paulo: “namorou” e encheu sua bola no começo, depois caiu de pau”

Como diz o insuspeito Delfim Netto, "não importa qual seja nossa orientação ideológica ou nossa pretensão científica sobre a melhor receita para a boa governança econômica, é impossível deixar de reconhecer que quase 90% de aprovação popular - num regime de plena liberdade de expressão, mídia alerta e inquisidora - tem pouca probabilidade de ser um acidente...".

Senão vejamos (segundo editorial da Carta Maior): o financiamento imobiliário bate recorde em 2010; vendas no varejo têm a maior alta em nove anos; geração de emprego também bate recorde em 2010: 2,5 milhões de vagas formais; a população ocupada atinge 22 milhões de pessoas em 2010, maior patamar desde 2002; total de desempregados - 1,6 milhão de pessoas - é o menor da série. Produção industrial cresce 10,5% em 2010: a maior expansão desde 1986. 

Em reporte à coluna do nosso editor Sylvio Costa, alertando que pode dar cadeia ao jornalista brasileiro criticar político (a exemplo do blogueiro de Mossoró-RN), e só por desaforo, vou citar o sociólogo, jornalista e professor Emir Sader – alvo de um ruidoso e injusto processo por calúnia promovido pelo demo-mor Jorge Bornhausen em razão de Emir ter se referido a ele de “maneira injuriosa” em seu blog – a respeito duma “desconstrução lulista” ora  praticada pela mídia.

Para Sader, o esporte preferido da mídia hegemônica é fazer comparações entre Dilma e Lula. Sem coragem de admitir que já não expressa a opinião pública e faz tempo– que deu a Lula 87% de apoio e apenas 4% de rejeição no final de um mandato, apesar de toda a velha mídia contra – esta procura se reposicionar (só para não ser tão contrária ao governo) e a melhor estratégia encontrada foi dizer que as coisas ruins, que criticavam, vinham do estilo Lula, que Dilma deixaria de lado.

Diz Emir: “Juntam temas de política exterior, tratamento da imprensa, rigor nas finanças públicas, menos discurso e mais capacidade executiva, etc., etc. Como se fosse um outro governo, de outro bloco de forças, com linhas política e econômica distintas. Quase como se a oposição tivesse ganho. Ao invés de reconhecer seus erros brutais, tratam de alegar que é a realidade que é outra. Como se o modelo econômico e social – âmago do governo – fosse distinto. Como se a composição do governo fosse substancialmente outra, como se partidos novos tivessem ingressado e outros saído do governo. Apelam para o refrão de que “o estilo é o homem” (ou a mulher): como se a crítica fundamental que faziam ao Lula fosse de estilo. ”

“Muda o estilo, ênfases, certamente. Mas nunca o Brasil teve um governo de tanta continuidade como este, desde que se realizam eleições minimamente democráticas. A velha mídia busca pretextos para falar mal de Lula, no elogio a Dilma, tentando além disso jogar um contra o outro. A mesma imprensa que não se cansou de dizer que ela era um poste, que não existiria sozinha na campanha sem o Lula, etc., etc., agora avança na direção oposta, buscando diferenças e antagonismos onde não existem.”, conclui Emir.

No meu entender, Dilma está ainda naquele banho-maria dos primeiros cento e vinte dias de governo nos quais a mídia concede uma espécie de trégua ao recém-eleito, porque (olha só o clichê) se bem me recordo, a mídia teve o mesmo procedimento, guardadas as proporções, quando da eleição de Marta Suplicy do PT como prefeita de São Paulo: “namorou” e encheu sua bola no começo, depois caiu de pau.

É bem verdade que Dilma não é Marta, cujo índice de rejeição é alto, notadamente em razão duma personalidade demasiado agressiva e por fatos de sua vida particular (a separação do senador Eduardo Suplicy e união com Luís Favre, do qual já está separada), isto é, por razões meramente pessoais, malgrado sua gestão como prefeita de Sampa ter sido excelente.

Dilma, por outro lado, parece não ter lances emocionantes em sua vida particular, além de apresentar uma personalidade, embora forte e incisiva, mais tranqüila que sua inquieta colega de partido. O fato é que é tempo de espera, sem contar que o Brasil só começa a funcionar depois do Carnaval. Parafraseando Sylvio, “e isto é ainda mais Brasil!”.Márcia Denser - Congresso em foco

12 comentários:

  1. Sinto que o Pig e a oposiçao logo vai se cansar de ser derrotados pela presidenta.
    Felizmente para nosotros, a midia e sua representada, a elite, nao entendem nada de povo Seus cliches que funcionavam nos anos 50.
    como ja disse em outra ocasião, o presidente Lula sabe o que fez e a Dilma é danada de inteligente.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem lembrado! Eu acompanhava os jornais de São Paulo na época em que a Marta ganhou a disputa para a prefeitura e era tudo uma maravilha...Depois de um relativo tempo,ela começou a ser bombardeada dia-a-dia pelo jornais e revistas.
    Lembro até que um certo jornal enviou fotógrafos para seguir o ex-marido dela em uma viagem internacional,no meio/pro final do mandato dela! Tsc,tsc...Bem típico de mídia golpista...

    ResponderExcluir
  3. Não gostei de saber que Dilma foi ao jantar da FSP!
    Esse foi o jornal que publicou a ficha falsa, ofendeu Lula e o seu eleitorado, descaradamente apoiou o seu adversário!
    Esse foi o jornal que chamou de Ditabranda o regime que prendeu Dilma e matou muitos de seus companheiros, além de emprestar carros para a OBAN.
    Como eleitor que viveu momentos tensos no último ano, minha decepção é grande!
    Será que nossa Sarah Pailin da Moóca tem razão quando fala no Globo de "estelionato eleitoral"?

    ResponderExcluir
  4. Como eleitor do PT, fiquei desapontado com a presença da nossa presidenta no jantar de comemoração de noventa anos daquele pasquim.
    Será que ela esqueceu que foi esse pasquim que publicou, na primeira página, a ficha falsa?
    Será que ela esqueceu que foi esse pasquim que fez oposição ferrenha ao governo Lula. Será que ela esqueceu que foi esse pasquim que publicou uma matéria dizendo que Lula era um estuprador?
    Será que ela esqueceu que esse pasquim emprestava, na época da "ditabranda", seus carros para transportar prisioneiros políticos?
    Enfim, a nossa presidenta nos decepcionou.

    ResponderExcluir
  5. Acho que a decisão da nossa Presidenta de ir à toca do lobo Otávio Frias foi acertada. Mostra
    segurança e tratamento igualitário além e sobretudo,uma conduta Republicana.

    Mais dias menos dias o PIG vai ruir de vez e já da pra sentir que a credibilidade delles está mais do que arranhada.

    Com a Internet banda larga chegando nos rincões do país, vai ficar cada vez mais difícil o PIG
    conseguir emplacar as suas idéis nefastas.

    Viva a blogsfera suja

    ResponderExcluir
  6. Alô planalto, meu canil, que usa como latrina a foia de sum paulo, tá fazendo 9 anos. A capa com a ficha falsa teve grande serventia. Para a comemoração, peço a presença da presidenta e dos ministros Tony Palloci, o Johnbeem e o zé cardozo dantas.

    ResponderExcluir
  7. Onde está a nossa democracia?
    sim, onde está?
    somos obrigado a beber agua com veneno(fluor), agua super cara e que agora vai subir mais 16% aqui no parana, uma vergonha, contra uma inflação anunciada de 5% a.a.
    Somos obrigados a abosorver cada dia mais impostos, vão implantar novamente a CPMF.
    Somos obrigados a "servir o exercito" , sendo que é a penas para humilhar o filho do pobre, porque o filho do rico SE SERVE do exercito, pois o genera, o coronel etc. já garante a vaguinha pro filhinho que vai ser "oficial" e fazer carreira e ganhar muito bem sem ralar, mas o filho do pobre é obrigado a "servir o exercito".
    Sommos obrigados a votar naqueles que nos roubam, isso mesmo, nos roubam, pois o tamanho da carga tributária e o pouco que e revertido para o povo, fazem uns projetinhos pilotos e vem alardeando que fazem muito pelo país, uma vergonha, ministros que não entendem nada da área emm que atuam.
    Envenenam as nossas crianças com fluor e cloro na agua, com defenssivos agricolas e fertilizantes quimicos, outra vergonha.
    Um presidente que se diz de esquerda mas dança conforme a musica da direita e tem reunião a portas fechadas com o representante do imperio opressor.
    A esquerda está com a cara e o governo tambem que agrada muito a direita e está já pensando como a direita, e adireita deixa eles governarem porque sabe que a corda estava muito apertada então para evitar revoluções foi preciso deixar a esquerda subir ao poder para afrouxar a corda, mas agora tem que apertar de novo e a "esquerda" ja endendeu o recado e servil como é já esta implementando dia a dia em nosso país.
    Por tudo isso eu pergunto: ONDE ESTÁ A NOSSA DEMOCRACIA???

    ResponderExcluir
  8. Estou desapontada, gostaria que a presidenta não tivesse comparecido ao jantar de 90 anos das folha. Fico entrestecida ve-la pousando numa foto daquelas. O "espírito republicano", neste caso não me convenceu. A sua ausência sim, seria o verdadeiro espírito republicano, brindando seus milhões de eleitores, que tiveram que enfrentar centenas de difamações e mentiras diariamente sobre o Governo Lula e sua própria candidatura.

    ResponderExcluir
  9. Momento é de Desencanto
    A nova presidente fez sua opção, e é pela mídia corporativa. Seu desprezo pela militância virtual que a ajudou a eleger-se é evidente e mesmo se algum desagravo vier a público nos próximos dias será meramente reativo, prêmio de consolação. O simbolismo do gesto da presidenta acabou por transferir a crise, da imprensa para a blogosfera.
    Foi, como disse, um tapaço na cara da blogosfera – o qual, espero, derrube nossa auréola, faça-nos despertar e sair da bolha de certezas e auto-congratulação em que muitos de nós nos metemos. Aliás, uma das coisas mais assustadoras no maravilhoso mundo não tão novo dos blogs é seu excesso de certezas e escassez de dúvidas, o seu sem-número de opiniões mas sua carência de embasamento.
    De minha parte, neste momento de desencanto, sinto o que o momento é de voltar aos livros, buscar na sabedoria de longo prazo que só eles oferecem inspiração e subsídios para entender mais esse tremendo retrocesso da esquerda brasileira.

    Eduardo Guimarães afirmou ontem que perdeu muitos negócios por conta da dedicação a seu blog e à militância virtual; eu, para me dedicar a esta e a este espaço bem mais modesto, não perdi dinheiro, mas adiei o lançamento de livros e diminuí minha produção como autor acadêmico. É momento de rever prioridades e de aquietar meu lado militante e minha identificação com movimentos e partidos. Este blog continuará, mas com uma pauta mais diversificada e com textos mais leves, fiel à paixão ao jornalismo, ao cinema e à cultura em geral.

    [1] No que concerne especificamente a tais problemas de caixa, a minha crítica não é a Lula por tê-la deixado – isso fatalmente aconteceria no bojo de um crescimento expressivo da economia, ainda mais em ano eleitoral -, mas à retomada da ortodoxia neoliberal promovida por Dilma para lidar com a questão, priorizando uma vez mais o mercado e o grande capital – em detrimento de assalariados e desempregados – ao invés de adotar medidas menos traumáticas, alongando o perfil do pagamento da dívida e fazendo valer o poder de barganha que o Brasil, ótimo pagador, angariou nos últimos anos. Porém, o próprio esforço dos que não admitem nenhuma crítica a Lula ou a Dilma para negar o buraco no caixa é sintomático do quão contaminados estão por premissas do ideário neoliberal no que tange à administração da macroeconomia do país. É a prova da presença insidiosa do neoliberalismo em mentes que se crêem de esquerda.

    ResponderExcluir
  10. Foi decepcionante ver Dilma na Folha depois de tudo.Não era isso que os brasileiros esperavam.A Folha só não é pior porque não tem jeito.

    ResponderExcluir
  11. O problema não foi o comparecer, há convites que não devem ser recusados. Mas a Presidenta não deveria adotar a linguagem do anfitrião e virar presidente. Também não precisaria tecer elogios ao Frias pai, pra não dar margem a que se pense que está com Síndrome de Estocolmo.
    Faltou dizer - bastaria jogar indiretas, estilo adotado por Lula - que a matéria-prima do jornalismo é a Verdade, e que liberdade de imprensa não significa trabalhar com a calúnia, injúria ou difamação.
    Simples assim.

    ResponderExcluir
  12. GENTE DILMA É MUITO INTELIGENTE,MAS ainda do que ces pensam tinha que ir sim... qual é essa de ficar de costas pro inimigo,tô achando que a maioria dos comentários aqui são de tucanos infiltrados. AMO O LULA,mas um dia pos eleição ele tava no PIG DA REGINA CASÉ .LULA E DILMA, SÃO INSEPARÁVEIS.

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog