segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Dilma tem domingo de trabalho, em audiências com lideranças estrangeiras

O domingo foi dia de trabalho para a presidenta Dilma Rousseff.

Chegou ao Palácio do Planalto às 9h27, e iniciou os trabalhos presidenciais dedicando à política externa, em audiências com líderes estrangeiros.

A primeira foi com o príncipe Felipe de Astúrias, herdeiro da Coroa espanhola.

Depois Dilma recebeu o presidente do Uruguai, José Mujica. Na conversa, Dilma reafirmou o compromisso de manter encontros bilaterais a cada três meses, conforme fazia o presidente Lula.
E o primeiro-ministro da Coreia, Kim Hwang-Sik. Com ele, Dilma tratou de parceiras na área tecnológica, sobre cooperação em energia nuclear, petróleo, construção naval e sobre o trem de alta velocidade. Também debateu o equilíbrio na balança comercial, atualmente desfavorável ao Brasil. Falaram em estudar um acordo comercial entre a Coreia e o Mercosul.

Em seguida, o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates. O chefe do governo português reiterou o apoio ao Brasil para ocupar uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU.

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, manifestou satisfação pelo reconhecimento do Estado palestino pelo Brasil, e o desejo de manter a proximidade entre o Brasil e a Palestina, a exemplo do que vinha ocorrendo no governo do presidente Lula. Abbas também convidou Dilma para visitar a Palestina.

Com o vice-presidente de Cuba, José Ramón Machado Ventura, a presidenta Dilma Rousseff, tratou de ações conjuntas com Cuba para ajudar o Haiti a vencer a epidemia de cólera que assola o país desde o segundo semestre de 2010 (lembrando que o Brasil mantém tropas de paz no Haiti).

As audiências à estrangeiros terminaram com o ex-primeiro-ministro do Japão Taro Aso, com quem a presidenta conversou também sobre o trem de alta velocidade, e agradeceu o apoio que ele deu na tramitação no Congresso japonês de um acordo de previdência que beneficia os imigrantes brasileiros no Japão.

Primeiras viagens de Dilma Rousseff ao exterior

A presidenta Dilma Rousseff fará suas primeiras viagens internacionais para a Argentina, o Uruguai, os Estados Unidos e a China.

Dilma também pretende ir ao Peru e à Bulgária, mas as datas ainda estão sendo fechadas pelos ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia.

2 comentários:

  1. Zé, estamos todos felizes.

    Mas...o blog amigosdopresidentelula vai acabar ?

    O que faremos com a saudade que JÁ SENTIMOS HOJE?

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. O Blog "Os amigos do presidente Lula" não vai acabar. Ele vai continuar cobrindo o noticiário sobre o presidente Lula e seus detratores. Lula continuará atuante na política nacional, como líder político, e na política internacional.

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog