terça-feira, 2 de novembro de 2010

Onda vermelha sufocou Serra

Candidata do PT conseguiu ampliar número de votos entre o primeiro e o segundo[br]turno no interior de Minas

Ainda que não tenha sido decisivo no resultado final da eleição, o Estado de Minas Gerais foi considerado prioritário tanto pelo PSDB quanto pelo PT na campanha do segundo turno.

O tucano José Serra precisava de uma virada no Estado, mas o mapa das duas etapas da eleição mostra que foi a petista Dilma Rousseff quem mais avançou entre uma e outra.

No primeiro turno, Dilma teve 46% dos votos dos mineiros, e o adversário, 32%. No segundo, a petista chegou a 58% (avanço de 12 pontos porcentuais), contra 42% (avanço de 10 pontos).

Nos mapas, o aumento da mancha em vermelho-escuro entre o começo e o final de outubro revela que Dilma cresceu mais na região norte de Minas, a mais pobre, onde é maior a abrangência de programas sociais do governo. Em Montes Claros, uma das maiores cidades dessa região, o placar foi de 67% a 33& para a candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Mas Dilma venceu também em cidades industriais e desenvolvidas, como Ipatinga, Betim e Contagem.

Em Juiz de Fora, reduto do ex-presidente Itamar Franco, aliado de Serra, Dilma teve 69% contra 31%. A cidade fica em uma região que costuma seguir o padrão de voto do Rio de Janeiro.

Em Belo Horizonte, onde Marina Silva (PV) havia triunfado no dia 3 de outubro, Serra venceu na segunda votação, mas por margem estreita - inferior a um ponto porcentual.

Grandes e pequenos. Dos municípios mineiros com mais de 100 mil votos válidos, além da capital, o candidato tucano só venceu em Governador Valadares, por quatro pontos. Dilma ficou à frente em outros 11.

Nas cidades menores, com menos de 10 mil votos válidos, a petista ficou à frente em 543, e o tucano, em 111. Em termos proporcionais, o placar foi de 83% a 17%.

Um comentário:

  1. Com a vitoria do Aecio e o seu indicado Anastasia, o psdb achou que o Aecio era o nosso dono, achou que os norte mineiros eram favas das suas contas.
    Quebraram a cara, e agora estão querendo espetar o Aecio por não terem conseguido encherem sua sacola aqui em minas, e que tem gente ou melhor, coroneis da antiga que ate hoje não conhece o poder da democracia e onde se dá o seu conteúdo.
    Emfim, os muitos mineiros corrigiram a burrada que os poucos nos empurraram para o segundo turno, serviu pra gente mostrar a esses pretenciosos que temos convicções proprias, e não aceitamos ser usados como massa de manobra ou massa de tapume para politicos de discursos falidos da antiga
    Obrigado Helena,do blog dos amigos. pela retrospectiva do primeiro turno, a leitura demografica mineira incluindo a minha cidade, montes claros, com os nossos 67% a favor da nossa candidata e agoga presidente do Brasil a senhora Dilma Russef
    parabems a todos nós, pela liberdade de poder escolher atraves do nosso senso politico, aquele perfil em que nos da a certeza da continuidade do que o presidente LULA vem fazendo por este brasil, e que este canal de comunicação seja cada dia mais curto, para a interlocução de regiões como a minha seja palpavel pelas pontas dos dedos da nossa presidente, pois precisamos muito dela, e em tempos mais hábeis, pois as necessidades primarias e humanitarias não esperam.
    "MEU BRASIL! BRASIL DE TODOS NÓS"

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog