segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Eleição de Dilma é vitória da continuidade

A eleição de Dilma Rousseff (PT) expressa o desejo do eleitor pela continuidade do atual governo. Com economia e consumo em alta, a maioria dos eleitores votou para não mudar. É também uma vitória rara na política brasileira: a de um projeto, e não a de uma pessoa física.

A nova presidente, ao contrário de seu antecessor, não é uma líder carismática com canal direto de comunicação com o eleitorado. Apontada pessoalmente por Luiz Inácio Lula da Silva para sucedê-lo, foi eleita exclusivamente pela transfusão de votos do atual presidente.

O PT entrou de carona no processo. Embora tenha sido importante para consolidar suas chances eleitorais no início da campanha, o partido não participou do processo decisório sobre a candidatura de Dilma. Foi uma decisão solitária do presidente.

As pesquisas Ibope mostram que Lula conseguiu transformar 4 em cada 5 fãs de seu governo em eleitores de Dilma. São aqueles que avaliam a atual administração como "ótima". Além disso, o presidente conseguiu transferir para sua candidata metade dos que acham seu governo "bom".

O cruzamento das pesquisas de véspera e dos resultados da urna indica que cerca de um terço desses votos veio de beneficiados pelos programas assistenciais do governo federal, principalmente o Bolsa-Família. Mas a maior parte de quem votou em Dilma não recebe nenhum tipo de bolsa ou auxílio.

Esses eleitores optaram por Dilma porque a economia, de modo geral, vai bem. É a expansão da renda, do emprego e, especialmente, do crédito que alavancou eleitoralmente a candidatura da petista em Estados onde o Bolsa-Família importa menos, como no Rio de Janeiro.

Isso foi fundamental também para evitar que José Serra (PSDB) abrisse uma vantagem muito grande em São Paulo e no Sul do País. O tucano conseguiu 1,8 milhão de votos a mais do que a rival no maior colégio eleitoral do País, que ele governou até abril. Em compensação, Dilma abriu 10 milhões de votos no Nordeste.

O desejo de continuidade que elegeu Dilma foi responsável também pela eleição da maioria dos governadores, de oposição e da situação, que tentaram voltar ao cargo. Da mesma maneira, a taxa de reeleição dos deputados federais foi muito alta: 70%.

No final, o consumo e a economia pesaram mais do que as questões morais e religiosas. Para ter governabilidade, Dilma precisará ser capaz de manter o bolso dos eleitores como estão: cheios.Análise: José Roberto de Toledo

5 comentários:

  1. É vitória da continuidade e acima de tudo, vitória do diálogo e do respeito!
    Respeito ao povo, ao trabalhador e aos eleitores, que não serão tratados com gás e cacetete, mas sim como seres HUMANOS!!
    Valeu Dilma!

    ResponderExcluir
  2. Olá! que tal trocar presidente por presidentA???
    num "ato falho" nossa presidenta usou essa palavra e, sinceramente, acho que fica lindo. Vamos fazer nossa língua se adequar a realidade! Afinal, adotamos tantos outros termos estrangeiros... Presidenta, inclusive, foi como um jornal português se referiu à nossa Dilma hoje.

    ResponderExcluir
  3. Vencemos! O povo brasileiro venceu!

    Parabéns aos blogs e aos milhões de patriotas que com sabedoria souberam escolher o melhor para suas vidas.

    Parabéns a nós que sempre estivemos nos blogs, escrevendo, mesmo que às vezes com frases contendo alguns erros de português. Mas o que sempre, realmente interessou foi a finalidade e a finalidade era esclarecer, denunciar e no final vencer.
    Ganhamos voto por voto para que o projeto Brasil do presidente Lula, da presidente Dilma e do partido dos trabalhadores não fosse destruído caso a extrema-direita chegasse ao poder. Lutamos nos blogs e pedimos voto por voto por que sabíamos que se fossemos derrotados, essa derrota significaria o fracasso e a volta da pobreza, dos milhões de desempregados, da desesperança de uma nação inteira e entrega de bilhões e bilhões de dólares, pertencentes aos brasileiros de hoje e de amanhã, ao capitalismo internacional para que fosse levado embora e usado em benefício de outros povos que não o nosso.

    Obrigado ao maravilhoso bispo EDYR MACÊDO que, como sempre, com grande sabedoria e iluminado por DEUS identificou o perigo que se aproximava da nossa pátria e, em momento oportuno, se manifestou em defesa do Brasil e de milhões de brasileiros. E usou uma frase que deverá ficar nos anais da história quando, falando ao seu rebanho, dirigiu-se aos pastores cooptados pela extrema-direita que, com certeza devem ter recebido as mais absurdas propostas de vantagens lá na frente e pediam votos para a extrema-direita dentro dos próprios templos, com a seguinte frase!

    SÃO CEGOS CONDUZINDO CEGOS PARA O ABISMO!

    Essa frase foi maravilhosamente SÁBIA!
    OBRIGADO BISPO!

    OBRIGADO A IMPRENSA ALTERNATIVA,
    OBRIGADO A CARTA CAPITAL,
    OBRIGADO A REDE RECORD DE TELEVISÃO QUE SE COLOCOU AO LADO DO BRASIL E DO POVO BRASILEIRO,
    OBRIGADO AOS MILHÕES QUE NOS AJUDARAM DE UMA FORMA OU DE OUTRA,
    OBRIGADO A QUEM PEDIU E CONQUISTOU NEM QUE FOSSE UM VOTO,
    OBRIGADO A TODOS.
    AS GERAÇÕES FUTURAS RECONHECERÃO ESSE ESFORÇO QUE HOJE FIZEMOS E SERÁ GRATA.

    VIVA LULA!
    VIVA DILMA!
    BRASIL, SEMPRE!

    DESCULPE AS LETRAS MAIÚSCULAS. É A EMOÇÃO!
    POR FAVOR PUBLIQUEM ISSO!

    ResponderExcluir
  4. Segue um site para duvidas em língua portuguesa - de Portugal. Mas creio que será lindo se utilizarmos aqui também. Dá embasamento apra meu comentário anterior.
    http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=173

    ResponderExcluir
  5. Dilma tem de voltar a ter domicílio eleitoral em Minas. Mais que isto. Tem de ter residência em Minas, tem de se identificar como mineira. Se todos os eleitores tivessem esta idéia de que ela é mineira teria tido muito mais votos. Isto tem de ser feito já.

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog