segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dilma vence em 16 Estados, atinge 56% e tem 12 milhões de votos a mais que Serra

Tucano alcança 51% na Região Sul, mas petista o supera com 58% em Minas Gerais e mais de 60% no Rio

A presidente eleita Dilma Rousseff (PT) venceu em três das cinco regiões do Brasil e em 16 das 27 unidades da Federação. Com 99,9% das urnas apuradas, ela tinha ontem à noite 55,7milhões de votos - o equivalente a 56% dos válidos -, 12 milhões a mais do que o tucano José Serra (PSDB).

Com larga vantagem no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, Dilma conseguiu compensar sua derrota em São Paulo e vencer na Região Sudeste, onde votam 44% dos eleitores do País.

Palco da principal batalha do segundo turno, Minas deu mais de 58% dos votos válidos para a candidata governista. Foram 16 pontos porcentuais de vantagem em relação a Serra, que no Estado teve o apoio do governador Antonio Anastasia e do ex-governador e senador eleito Aécio Neves, ambos do PSDB.

Os mapas de votação por municípios, publicados nesta página e na seguinte, mostram que o tucano venceu por pouco em Belo Horizonte - diferença inferior a um ponto - e colheu vitórias esparsas pelo sul de Minas. Mais ao norte, no Vale do Jequitinhonha, a candidata do PT formou uma "mancha vermelha" de vários municípios contíguos em que teve mais de 65% dos votos.

No Rio de Janeiro, segundo maior Estado em número de eleitores, a vantagem da presidente eleita foi ainda maior do que entre os mineiros. Ela superou a marca dos 60% dos votos e abriu mais de 20 pontos de folga sobre o candidato tucano.

Ex-governador de São Paulo, Serra venceu no Estado que é sua base política, com 54%. Conseguiu cerca de 1,8 milhão de votos a mais que a adversária - praticamente a mesma diferença pela qual foi derrotado em Minas. Ainda no Sudeste, o tucano também ganhou por pequena margem no Espírito Santo, com quase 51%.

Reduto. No Nordeste, Dilma venceu em todos os Estados, como já havia acontecido no primeiro turno. A bandeira da continuidade do governo Luiz Inácio Lula da Silva deu a ela cerca de 70% dos votos na região, a mais beneficiada pelos programas sociais federais, pelo crescimento econômico dos últimos anos e pela política de aumento do salário mínimo acima da inflação.

No Maranhão, um dos Estados mais pobres do Nordeste, a petista teve quase 79% dos votos. Na Bahia, quarto maior colégio eleitoral do País, o placar foi de 70% a 30%. Em outros dos Estados mais populosos da região, como Ceará e Pernambuco, Dilma teve mais de três quartos dos votos.

É da região Norte o Estado que deu a maior proporção de votos à presidente eleita. No Amazonas, ela teve pouco mais de 80% dos votos, 60 pontos porcentuais a mais do que o adversário. Há quatro anos, quando disputou o segundo turno com Geraldo Alckmin (PSDB), Lula também teve entre os amazonenses seu melhor desempenho no País.

A Região Sul deu vitória ao tucano José Serra. Em relação ao primeiro turno, ele conseguiu virar o jogo no Rio Grande do Sul, onde havia sido derrotado por Dilma. Acabou vencendo por uma margem apertada (51% a 49%) no Estado onde Dilma iniciou suas atividades no setor público - ela foi secretária de Finanças em Porto Alegre e secretária estadual de Minas e Energia.

No Centro-Oeste, onde Serra havia sido derrotado no primeiro turno por dois pontos porcentuais, ele acabou vencendo pela mesma margem. Em Goiás, houve virada: Dilma havia vencido por 42% a 40%, ela acabou perdendo por 51% a 49%.

Assim como em 2006, o mapa político do Brasil mostra o PT mais forte no Norte, no Nordeste e na metade superior da Região Sudeste, e o PSDB triunfando no Sul, no Centro-Oeste e em São Paulo. Em relação aos resultados de quatro anos atrás, Dilma perdeu em quatro Estados onde Lula venceu: Espírito Santo, Goiás, Rondônia e Acre.

Do primeiro para o segundo turno, houve aumento na taxa de abstenção, de 18,1% para 21,2%. O temor dos tucanos de que o feriado prolongado esvaziasse redutos de Serra não se mostrou fundado. A abstenção subiu mais nas regiões em que Dilma venceu, principalmente no Norte, onde passou de 20,3% para 26,2%.

3 comentários:

  1. Parabéns Dilma! Parabéns Lula! Parabéns brasileiros! E obrigado aos "osamigosdapresidentedilma", pois vocês foram muito importantes para a nossa vitória!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Se dependesse da imprensa, quem estaria recebendo os cumprimentos pela vitoria era o Serra!

    se dependesse do Rio Grande so sul. pararaná, são paulo (o cone sul), quem estaria com as favas contadas agora era o serra junto com os ricos tripudiando do Lula e da Dilma.

    Vai todo mundo ser tratado como se todos quisesse a Dilma?

    o que a imprensa fez para desestruturar a Dilma ate o ultimo momento, vai ficar impune? pois ate as ultimas horas de 31 de outubro eles fizeram de tudo para tirar a Dilma do pleito.

    Foi o norte e nordeste e o norte de minas gerais, daqui pra cima foi que deu a vitoria e a salvação ao Brasil, mas vejam quando os ricos,pelo comentario no jornal estado de são paulo a midia global,pensam dos eleitores que elegrram lula e dilma.

    A RAIVA DA IMPRENSA TUCANA
    EXTRAIDO DO ESTADÃO EM:31 de outubro de 2010 | 21h 06
    Comunismo Nunca Mais
    31 de outubro de 2010 | 21h Denunciar este comentário

    A assaltante de bancos e terrorista componente de 3 grupos criminosos Dilma Vana Rousseff é a mais nova presidenta de uma nação de vagabundos e ignorantes. Sucederá um palhaço iletrado que durante 8 anos fez apologia ao desmantelo institucional, ao fomento da destruição de fronteiras entre os poderes republicanos, jamais independentes e soberanos. Um alguém que ironizou a cultura e a leitura. Um Zé Ninguém que insuflou a bipolaridade social, racial e cultural.

    Não dá para circunscrever a lástima do resultado aos atrasados nordestinos ou aos analfabetos nortistas ou aos grotões de favelas cariocas e guetos paulistas dominados pelo crime fomentado pelo Estado, pois há doutores brancos e generais mestiços que arrotam o petismo como se fora algo de muito bem processado pelo refluxo democrático de um país de altas taxas de homicídios, de mais de 50 milhões de analfabetos funcionais, de artistas adoradores da carniça ideológica do que não deu certo em lugar nenhum do mundo, de golpistas, de corruptos gestores do resultado fiscal mais alto do mundo, de maus eleitores e péssimos eleitos. A sorte está lançada. Melhor, o azar.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a Dilma, ao PT e a todos os partidos coligados que fizeram do meu sonho uma realidade, o Brasil não merecia retroceder, nem os brasileiros mereciam perder tantas conquistas, estaremos sempre juntos para o Brasil seguir mudando e cada vez pra melhor, o Brasil venceu ao eleger esta mulher, valorosa, honrada, integra, digna e acima de tudo comprometida com ideais do presidente Lula que são também os ideais de todos os trabalhadores do Brasil. Venceu a esperança... Bjos Brasil

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog