sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Só fato de grande repercussão muda tendência pró-Dilma


A ampliação da vantagem de Dilma Rousseff (PT) na reta final do segundo turno dificulta muito a tentativa de José Serra (PSDB) de virar a eleição na última hora. O tucano briga contra a inércia do eleitorado. A esta altura, só um fato novo de grande repercussão lhe daria chance de mudar a tendência do voto.

A petista se distancia do tucano em praticamente todos os segmentos importantes de renda, escolaridade e faixa etária. Nas maiores regiões, ela consolidou a proporção de 2 votos para 1 no Nordeste, e aumentou para dez pontos sua diferença no maior colégio eleitoral, o Sudeste.

O fator religioso, principal responsável por levar a eleição para o segundo turno, foi neutralizado. Dilma tirou a vantagem de Serra entre os evangélicos, ampliou sua diferença entre os católicos e recuperou parte dos eleitores agnósticos, ateus e de religiões não-cristãs.

A recomendação do papa aos bispos para que atuem politicamente no Brasil contra quem defenda o aborto poderia ser o fato novo esperado pelos partidários do tucano?
Para surtir efeito eleitoral, a manifestação de Bento 16 precisaria chegar rapidamente aos seguidores da Igreja e com força suficiente para reverter a preferência de 55% dos católicos pela petista. No primeiro turno, Dilma perdeu quatro pontos entre os católicos nos últimos dias de campanha.

Uma queda nessas proporções entre os católicos agora implicaria diminuir de 14 para 9 pontos a vantagem de Dilma no total. Sem contar o eventual efeito inverso que isso poderia resultar entre os evangélicos e eleitores anti-clericais.

Com a questão moral de lado, o bolso voltou a ser soberano na eleição. No começo do segundo turno, os programas sociais do governo federal brecaram a queda de Dilma e impediram que o tucano empatasse.

Mas foi no eleitorado não-bolsista que ela cresceu nas últimas duas semanas. Ele tem sido o responsável por aumentar sua diferença sobre Serra. Hoje, segundo o ibope, 2 em cada 3 eleitores da petista não participam de nenhum programa federal.
E por que esse eleitor declara voto nela? Muito provavelmente pelo bom momento da economia, que expande o emprego, a renda e, principalmente, o crédito para o consumo. Um indicador indireto disso é a avaliação do governo Lula.

Entre o terço de eleitores que dá nota 10 à atual gestão, Dilma tem 78% do total de votos. Entre os 15% que dão nota 9, ela tem 2 em cada 3 votos. O divisor de águas é a nota 8, que compreende 23% do eleitorado.

Nela, Serra chegou a empatar com Dilma no começo do segundo turno: 47% a 47%. Agora, a petista voltou a abrir uma pequena diferença, e lidera por 48% a 43%. De 7 para baixo, o tucano vence por larga margem, mas esses eleitores são apenas um quarto do eleitorado.por Jose Roberto de Toledo,jornalista do Estadão

3 comentários:

  1. Acabo de receber esse absurdo, será a bala de prata? A que ponto chegamos
    É a paranóia geral…quem sabe a preparação para um futuro golpe…

    http://br.eleicoes.yahoo.net/blog/post/232/apocalipse-tucano.html

    ResponderExcluir
  2. é mas temos que ficar atentos a sou super cismada com a rede globo e companhia ,sempre penso que eles vão arranjar alguma coisa pra desestabilizar O PT ,por isso o debate hoje pode ser uma porta pra começar o golpe,e a globo se aproveitar de situações ou denuncias infudadas sem investigação para desarticular a opnião publica.Fiquemos atentos.

    ResponderExcluir
  3. Não da pra entender.
    SE EXISTE APENAS MENOS DE 2% DE INDECISOS, E A CANDIDATA DILMA TEM O PERCENTUAL GARANTIDO PARA SER ELEITA, PORQUE ENTÃO SE EXPOR A RESPONDER O QUESTIONARIO DOS PREPOSTOS INDECISOS DA GLOBO?
    PARA NÃO FAZER FEIO E DAR MARGEM DE EXPECULAÇÃO PRA ELES, EU ACHO QUE A CANDIDATA DEVE IR SIM AO DEBATE, MAS PARA DEBATER CARA A CARA COM O SEU ADVERSARIO, O SERRA, E NÃO COM
    PROTAGONISTAS ATORES DA REDE GLOBO IRRUSTIDOS DE "INDECISOS" DE TODO O PAIS.
    COMO PODE A DIREÇÃO DO PROGRAMA DA DILMA, ACEITAR UM DEBATE SUJO DESSES?
    (INDECISOS DE TODO O BRASIL QUESTIONANDO A DILMA NO CINEDRIO DA GLOBO)A SUA FERRENHA ADVERSARIA PARALELA MIDIATICA?
    VAI LEVAR A OVELHA AO OLOCAUSTO?
    DEPOIS DE MESES EM VOLTA DO BRASIL. MOSTRANDO AO BRASILEIRO SUAS PROPOSTAS COM O APOIO DO PRESIDENTE, AGORA CON TUDO JA CONSOLIDADO, TEM QUE SE JUSTIFICAR NA ARENA DO INIMIGO.
    MAS, EU CONFIO NA DILMA, SE ELA SAIR DE MAIS ESSA ENRASCADA, VAI SER POR MERITO EXCLUSIVO DELA, MAS PARA O SEU ELEITOR ELA NÃO PRECISAVA IR AO SACRIFICIO.
    O SERRA SIM, PRECISA DE DEBATER COM INDECISOS, POIS ESTA ATRAZ NAS PESQUISAS, ESSA SABATINA E PROVEITOSA PRA ELE QUE COM A SUA PROPOSTA ATE AQUI NÃO CONSEGUIU CONVENCER O ELEITOR.
    A MENSAGEM DA DILMA JA FOI ENTENDIDA, E SEGUE NUM ASPECTO DIFERENTE QUE E DE CONCLUSÃO E NÃO DE DEBATE.
    E MAIS, CANDIDATO NÃO DEBATE COM ELEITOR,E MUITO MENOS COM INDECISOS,AS PROPOSTAS FORAM FEITAS COM CONTEUDOS, E CABE AO POSSIVEL INDECISO ACREDITAR OU NÃO, E OS MEIOS PARA A CERTIFICAÇÃO, PASSA LONGE DE UMA PLATEIA DE ATORES COMO VAI SER NESTE DEBATE DA GLOBO.

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog