domingo, 10 de outubro de 2010

Dilma e a fé cristã

Em tudo o que Dilma realizou, falou ou escreveu, jamais se encontrará uma única linha contrária aos princípios do Evangelho e da fé cristã

Conheço Dilma Rousseff desde criança. Éramos vizinhos na rua Major Lopes, em Belo Horizonte.Ela e Thereza, minha irmã, foram amigas de adolescência.Anos depois, nos encontramos no presídio Tiradentes, em São Paulo. Ex-aluna de colégio religioso, dirigido por freiras de Sion, Dilma, no cárcere, participava de orações e comentários do Evangelho.

Nada tinha de "marxista ateia".

Nossos torturadores, sim, praticavam o ateísmo militante ao profanar, com violência, os templos vivos de Deus: as vítimas levadas ao pau-de-arara, ao choque elétrico, ao afogamento e à morte.

Em 2003, deu-se meu terceiro encontro com Dilma, em Brasília, nos dois anos em que participei do governo Lula. De nossa amizade, posso assegurar que não passa de campanha difamatória -diria, terrorista- acusar Dilma Rousseff de "abortista" ou contrária aos princípios evangélicos.Se um ou outro bispo critica Dilma, há que se lembrar que, por ser bispo, ninguém é dono da verdade.

Nem tem o direito de julgar o foro íntimo do próximo.Dilma, como Lula, é pessoa de fé cristã, formada na Igreja Católica.


Na linha do que recomenda Jesus, ela e Lula não saem por aí propalando, como fariseus, suas convicções religiosas. Preferem comprovar, por suas atitudes, que "a árvore se conhece pelos frutos", como acentua o Evangelho.

É na coerência de suas ações, na ética de procedimentos políticos e na dedicação ao povo brasileiro que políticos como Dilma e Lula testemunham a fé que abraçam.Sobre Lula, desde as greves do ABC, espalharam horrores: se eleito, tomaria as mansões do Morumbi, em São Paulo; expropriaria fazendas e sítios produtivos; implantaria o socialismo por decreto...

Passados quase oito anos, o que vemos? Um Brasil mais justo, com menos miséria e mais distribuição de renda, sem criminalizar movimentos sociais ou privatizar o patrimônio público, respeitado internacionalmente.

Até o segundo turno, nichos da oposição ao governo Lula haverão de ecoar boataria e mentiras. Mas não podem alterar a essência de uma pessoa. Em tudo o que Dilma realizou, falou ou escreveu, jamais se encontrará uma única linha contrária ao conteúdo da fé cristã e aos princípios do Evangelho.

Certa vez indagaram a Jesus quem haveria de se salvar. Ele não respondeu que seriam aqueles que vivem batendo no peito e proclamando o nome de Deus. Nem os que vão à missa ou ao culto todos os domingos. Nem quem se julga dono da doutrina cristã e se arvora em juiz de seus semelhantes.

A resposta de Jesus surpreendeu: "Eu tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; estive enfermo e me visitastes; oprimido, e me libertastes..." (Mateus 25, 31-46). Jesus se colocou no lugar dos mais pobres e frisou que a salvação está ao alcance de quem, por amor, busca saciar a fome dos miseráveis, não se omite diante das opressões, procura assegurar a todos vida digna e feliz.Isso o governo Lula tem feito, segundo a opinião de 77% da população brasileira, como demonstram as pesquisas. Com certeza, Dilma, se eleita presidente, prosseguirá na mesma direção.

FREI BETTO

7 comentários:

  1. ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERREIRAdomingo, 10 outubro, 2010

    O PENSAMENTO HUMANO EVOLUIU POR TRÊS FASES. >>

    1 – MÍTICA ( do aparecimento do homem a 600 a.C) – Tudo era explicado pela religião/divino. Nesta fase, todos os fenômenos da natureza e acontecimentos eram atribuídos às “forças celestes”, às divindades.Tudo era “vontade dos deuses”. Tudo era sobrenatural, além do natural, além da natureza. Os deuses decidiam tudo ... >>

    2 – FILOSÓFICA ( de 600 a.C à Renascença +- 1300) – Nesta fase, os homens – alguns- passaram a buscar as causas dos fenômenos. Era a fase dos porquês; porque as frutas dão na mesma época do ano; porque as chuvas acontecem na mesma época, porque ? porque ? porque ? Começaram a desconfiar que não eram os deuses que resolviam tudo . >>

    3 – CIENTÍFICA (de +- 1.300 até aos dias de hoje)- Nesta fase os homens passaram a explicar os fenômenos, bem como, a repeti-los e dominá-los (reproduzi-los). Explicaram o sol, a lua, as forças da natureza (ventos, chuvas, secas, pestes etc.) . Fizeram as frutas produzirem mais de uma vez por ano, em estufas e em viveiros. Já existe a técnica de “fazer chover”. Já se produzem e substituem órgãos humanos. Faz-se fecundação “in vitro” , etc., etc. e etc. ... >>

    LAMENTAVELMENTE, A MAIORIA DA HUMANIDADE, EMBORA ESTUDADA, AINDA ESTÁ NA FASE MÍTICA – na fase mais atrasada do pensamento humano - NO QUE SE REFERE AO ENTENDIMENTO DOS PROBLEMAS EXISTENCIAIS, RELIGIOSOS, POLÍTICOS E SOCIAIS. >>

    AS RELIGIÕES SÓ PRODUZEM O ATRASO INTELECTUAL, porque pertencem à fase mítica do pensamento. >>

    ENTÃO, ACREDITAR QUE PADRES, BISPOS E PASTORES SABEM TUDO, É UM PASSO ATRÁS… > POIS SEUS RACIOCÍNIOS SÃO FUNDADOS NAS RAZÕES MÍTICAS. >>

    É UMA PENA , MAS ESTA É A REALIDADE. >>

    >>

    ResponderExcluir
  2. http://www.conversaafiada.com.br/politica/2010/10/10/dilma-desmascare-o-serra-o- serra-nao-tem-escrupulos/
    Fora Palocci! Fora Cardozo! Chega de amor e Paz.É o aborto social de milhões que está em jogo.

    ResponderExcluir
  3. Helena, achei esse video muito bom, deveria até ser usado no horario eleitoral, dê uma olhada por favor, acho que merece ser divulgado.http://www.youtube.com/watch?v=hluuIYq-QyA&feature=player_embedded#!

    ResponderExcluir
  4. Parabens Frei beto. Fiquei indignado quando recebí na porta da Igreja católica que frequento uma cópia do documento da Regional Sul com aquelas barbaridades. Imediatamente postei um e-mail na mesma linha do pensamento do Senhor, somente acrescentando um ítem no tocante ao julgamento de todos os participantes do PT por pensamento de alguns:e fiz essa pergunta aos Senhores Bispos: seria o caso de considerarmos todos os padres de Igreja Católica pedófilos, pelo erro de alguns (graças a Deus pucos)?
    Infelizmente, a Igreja, aí incluídos nossos irmãos evangélicos (nem todos) politizaram a religião, muitos deles pensndo talvez em benesses futuras.Parabens pela lucidez de seu comentário. Que Deus ilumine o povo brasileiro, apesar das denúncias sórdidas que continuarão a acontecer para que os pobres e excluídos desse nosso querido Brasil tenham vez e voz.Que principalmente o nosso querido nordeste, tão reconhecido pelo gooverno Lula possa se contrapor aos "fariseus" dos estados ricos.

    ResponderExcluir
  5. querida dilma nao se preocupe a senhora ja esta eleita ate parece que estamos vivendo a epoca de cristo na terra de tanta perseguiçao isso ja virou uma esquezofrenia do serra de tanta calunia e perseguiçao va em frente dilma abraços

    ResponderExcluir
  6. Mas a questão não é essa. A questão é: se ela não acreditasse em Deus, qual seria o problema?
    Vivemos num país livre, independente da Igreja e em que cada um tem o poder de decidir suas (ou a falta de) convicções religiosas.

    ResponderExcluir
  7. SRª:Presidente DILMA Seja Verdadeira Como Jesus foi.Ex:.14,14 O Senhor combaterá por vós;quanto a vós,nada tereis a fazer. O Senhor lutará por ti. Vá enfrente DEUS está contigo e os BRASILEIROS TAMBÉM. Vamos Juntos Rumo a Vitória abraços Rita Maria da Conceião. OBS: FAÇA UM BOM MANDATO QUE NÓS MULHRES ESTMOS COM VOCE. E DAQUI PRA FRENTE SÓ VAI DAR MULHER NA PRESIDENCIA.

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog