sexta-feira, 8 de outubro de 2010

CNBB lamenta manipulação com o nome da Igreja nas eleições

Nota da CNBB em relação ao Momento Eleitoral

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio de sua Presidência, congratula-se com o Povo Brasileiro pelo exercício da cidadania na realização do primeiro turno das eleições gerais, quando foram eleitos os representantes para o Poder Legislativo e definidos os Governadores de diversas unidades da Federação, bem como o nome daqueles que serão submetidos a novo escrutínio em 2º turno, para a Presidência da República e alguns governos estaduais e distrital.

A CNBB congratula-se também pelos frutos benéficos decorrentes da aprovação da Lei da Ficha Limpa, que está oferecendo um novo paradigma para o processo eleitoral, mesmo se ainda tantos obstáculos a essa Lei tenham de ser superados.

Entretanto, lamentamos profundamente que o nome da CNBB - e da própria Igreja Católica – tenha sido usado indevidamente ao longo da campanha, sendo objeto de manipulação. Certamente, é direito – e, mesmo, dever – de cada Bispo, em sua Diocese, orientar seus próprios diocesanos, sobretudo em assuntos que dizem respeito à fé e à moral cristã. A CNBB é um organismo a serviço da comunhão e do diálogo entre os Bispos, de planejamento orgânico da pastoral da Igreja no Brasil, e busca colaborar na edificação de uma sociedade justa, fraterna e solidária.

Neste sentido, queremos reafirmar os termos da Nota de 16.09.2010, na qual esclarecemos que “falam em nome da CNBB somente a Assembléia Geral, o Conselho Permanente e a Presidência”. Recordamos novamente que, da parte da CNBB, permanece como orientação, neste momento de expressão do exercício da cidadania em nosso País, a Declaração sobre o Momento Político Nacional, aprovada este ano em sua 48ª Assembléia Geral.

Reafirmamos, ainda, que a CNBB não indica nenhum candidato, e recordamos que a escolha é um ato livre e consciente de cada cidadão. Diante de tão grande responsabilidade, exortamos os fiéis católicos a terem presentes critérios éticos, entre os quais se incluem especialmente o respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana.

Confiando na intercessão de Nossa Senhora Aparecida, invocamos as bênçãos de Deus para todo o Povo Brasileiro.

Brasília, 08 de outubro de 2010

P. nº 0849/10

Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana
Presidente da CNBB

Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus
Vice-Presidente da CNBB

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB

5 comentários:

  1. Com todo respeito a CNBB , mas o estrago foi feito. O mesmo em relação aos evangélicos .
    Está ocorrendo debates, quase brigas, entre irmãos devido aa pregação fundamentalista religiosa.Tenho assistido no condomínio onde resido . Minha esposa e filha estão bastante afastadas da igreja e, não sei se retornarão .
    Referida peleja religiosa, mistura de fé e política se não for estancada transformará a nação em um Afeganistão/Paquistão talibã. Repito, os animos estão se exaltando. Ando pelas ruas. Sou aposentado , caminho e observo .

    A nossa futura Presidenta DILMA, ouso sugerir que aa mesma se apresente como ela mesmo, fale pouco no nome do Lula. Enfim , passar para aa população sua competência, conhecimento e coragem de fazer as coisas.Existem amigos que esperam que ela seja ela mesmo. Não sei se estou explicando direito .

    Outra coisa, vá com muita força sobre o Serra. Cobrar do mesmo o sumiço dos 04 milhões, sua relação com Roriz/Arruda/Efrain, A.Virgilio (caso do cartão do senado) , Alston, Detran SP, vazamento dos dados sigilosos dos 30 milhões de brasileiros perpetraods pelas duas Verônicas, Serra e Dantas. Não sou petista, voto com toda minha família, 05 pessoas,no projeto de continuação e ampliação das melhorias sociais, políticas e econômicas do Brasil. Repito, seja dura, mostre firmeza, ataque, nunca recue, pois o serra toda hora solta inverdades e V.Excia. tem que ficar descontruindo mentiras. Ataque logo, rápido,urgente.Se antecipe. A vitória será nossa. Abrs

    ResponderExcluir
  2. Nilo, faça minha suas palavras. O caldo entre alguns católicos e evangelicos ja derramou. Ja nem pensam mais. É uma coisa irracional. A Dilma tem que mostrar a q veio. O Serra nao para de mentir e esta tática da defensiva está desmoronando. Vamos lá, Dilma.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que o D. Geraldo ou o D. Dimas deveriam ser convidados ou entrevistados por uma das cadeias católicas de TV e Rádio para dar esse esclarecimento aos católicos brasileiros. Temos que encontrar um meio de fazê-los falar AO VIVO e nacionalmente isso que eles divulgaram nessa nota. Se não, fica o dito pelo não-dito e o estrago não se desfaz. Como podemos fazer isso? É urgente!!!!

    ResponderExcluir
  4. A essa altura, A CNBB tem que se dirigir a todos os fiéis, no meio de rede nacional de TV. Isso não apenas para o bem da eleição da Dilma e do Brasil, mas também da própria Igreja Católica.

    ResponderExcluir
  5. Poxa! E o fim!

    A Igreja Católica no fundo do posso! Estou com vergonha de ter sido batizado!
    Muita hipocrisia! Os Bispos deviam olhar um pouco para o próprio umbigo!

    Quantos padres seguindo por caminhos tortuosos, escondendo uma opcao religiosa legitima sob a batina - Triste! Quantos padres pedofilos!
    E isso...

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog