quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Cenário é governista

O segundo turno no Piauí está marcado pelo forte embate e pela troca de farpas entre o governador Wilson Martins (PSB) e o ex-prefeito de Teresina Sílvio Mendes (PSDB). As pesquisas mostram uma vantagem média de oito pontos do candidato à reeleição frente ao adversário tucano, que renunciou à prefeitura para concorrer ao governo, mas os ânimos andam acirrados.

Deputado federal por três mandatos,Wilson Martins foi eleito vice-governador em 2006, na chapa de Wellington Dias (PT), e herdou a chefia do estado em abril, quando o petista deixou o governo para se candidatar a uma cadeira no Senado. Dias foi eleito com quase um milhão de votos e é o principal cabo eleitoral deMartins.

No primeiro turno,Wilson Martins conquistou 46% dos votos, contra 30% de Sílvio Mendes. João Vicente (PTB) ficou em terceiro lugar, com 21,5% da preferência. O petebista declarou apoio ao governador neste segundo turno, o que reforçou o favoritismo de Martins. Outra importante adesão à campanha foi a do deputado Ciro Nogueira (PP-PI), eleito senador com 700 mil votos.

No primeiro turno, ele havia apoiado João Vicente.

Ao Correio, Ciro Nogueira descreveu que o cenário é favorável a Wilson Martins. "Ele conta com o apoio de quase toda a bancada de parlamentares eleita no Piauí.

Dois senadores eleitos, oito dos dez deputados federais e 25 dos 30 eleitos para a Assembleia Legislativa, além da maior parte dos prefeitos do interior", frisou.

O senador eleito explicou que a decisão de apoiar o atual governador no segundo turno seria a mais natural, já que, desde o início do pleito, ambos fazem campanha para a presidenciável Dilma Rousseff (PT) no estado, enquanto Sílvio Mendes é o principal cabo eleitoral de José Serra (PSDB) em terras piauienses.

"Fazíamos parte de uma mesma base que rachou na eleição. Não tivemos divergências pessoais.

Como o JoãoVicente saiu do páreo, o natural seria apoiar oWilson", justificou Ciro.

Há duas semanas, Dilma e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participaram de um comício que reuniu 20 mil pessoas em Teresina. Para o governador, a visita do presidente e da ex-ministra representou a "arrancada para o segundo turno". A expectativa da campanha é que a petista atinja 70% dos votos do estado neste domingo. A avaliação de lideranças locais, porém, é de que os 11% dos eleitores que votaram em Marina Silva (PV) no primeiro turno tendem a votar em Serra. No último dia 3, o tucano conquistou menos de 21% dos votos do Piauí.

Um comentário:

  1. A candidatura Dilma sofre do mesmo preconceito que sofreu a do Lula.

    Ele por ser nordestino e operário.

    Ela por ser mulher.

    Voces, mulheres, vão permitir que se eleja um candidato preconceituoso com nordestinos, negros e principalmente mulheres?

    É hora de voces mulheres, mostrarem sua força.

    É Dilma 13 e confirma !

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog