quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Bancoop não deu prejuízo a Funcef e Previ, diz TCU. Álvaro Dias ficou com cara de bocó

O TCU (Tribunal de Contas da União) aprovou relatório onde aponta que não houve prejuízo aos cotistas dos Fundos de Pensão Previ (Banco do Brasil) e Funcef (Caixa Econômica Federal) nas operações de compras de títulos da Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários).
As compras foram feitas entre 2004 e 2005, quando dirigia a cooperativa João Vaccari, atual tesoureiro do PT (Partido dos Trabalhadores). Os fundos de pensão eram dirigidos por pessoas ligadas ao sindicato dos bancários que têm uma corrente no PT.

A oposição no senado levantou suspeita sobre a operação e pediu investigação ao TCU. As operações da Bancoop também são investigadas pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal de São Paulo.

Segundo os técnicos do tribunal, no caso da Previ, o investimento de R$ 5 milhões na Bancoop não estava de acordo com as regras do fundo porque a cooperativa tinha patrimônio de apenas 2% do mínimo determinado pelas regras do fundo para que se pudesse fazer investimentos nela.

Além disso, segundo os técnicos, o rendimento na operação foi inferior ao prometido pela Bancoop. Mas não caracterizou prejuízo por ter sido acima da inflação do período. Já em relação à Funcef, que investiu R$ 11,2 milhões na Bancoop, ocorreu o mesmo problema de rentabilidade abaixo do prometido, mas acima da inflação.

O relatório critica a Petros, fundo de pensão da Petrobras, que também fez investimentos na Bancoop, mas se recusou a informar os dados ao tribunal. A Petros informou que "sempre informa publicamente seus participantes e à sociedade, além dos órgãos fiscalizadores, Conselhos Deliberativo e Fiscal e às nossas patrocinadoras.

A Petrobras realiza auditoria sistemática e regular na Petros." Ainda segundo o fundo, o investimento rendeu o valor do IPCA, mais 6% e foi totalmente pago pela Bancoop.

O senador Álvaro Dias (PSDB) é autor do pedido de investigação

2 comentários:

  1. Tadeu Magalhães Campos
    Bancario
    Belo Horizonte - MG

    Desculpe me por ocupar este espaço para fazer uma reclamação. Mas estou sentindo falta do Lula junto a Dilma neste segundo turno!!
    Tem que comprar essa briga.
    O PSDB e sua maquina de factoides esta atacando covardemente a DILMA e isso não pode continuar...
    Vamos cobrar du Lula uma postura mais incisiva e firme ao lado de Dilma, explicar as mentiras covardes que estão falando dela, e se necessario trazer para ele a responsabilidade de tudo que for jogado nas costas dela.
    Chega de covardia!!!
    Chega de calhordisses!!!
    Não podemos ficar assistindo passivamente esse covarde e terrivel show de horrores que estão fazendo com DILMA!!!

    ResponderExcluir
  2. acabo de assistir a propaganda do adversario, dizendo que vai valorizar a CAIXA BB, dar aos brasileiros o que do Brasil. Pelo amor de Deus, e ate pecado, tanta mentira,precisamos fazer algo rapido, pois em Manaus estao dizendo que a Dilma vai acabar com O Bolsa Familia, adivinha quem espalha isso, no minimo o "3%", que perdeu a eleição e agora tem mais tempo de falar besteira pra poder ter um carguinho entre seus amigos, porque se nao fizer nada, ficara sem emprego.

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog