sábado, 4 de setembro de 2010

“Receitagate” foi ineficaz para José Serra na TV

Propaganda do tucano já foi vista por quase metade dos eleitores

Estratégia de usar quebra de sigilos contra Dilma não deu certo

A manutenção do cenário eleitoral na disputa presidencial tem a ver com o fracasso, por enquanto, da estratégia do PSDB em tentar usar o escândalo da quebra de sigilos fiscais contra o PT.

Não se trata aqui de fazer juízo de valor a respeito do episódio em si –um crime sórdido e possivelmente cometido pela maneira frouxa como a Receita Federal tem sido administrada.

Mas do ponto de vista estritamente eleitoral, a estratégia tucana não funcionou. Houve um bombardeio na cabeça do eleitor sobre o já chamado “receitagate”: o fato de tucanos e a filha de José Serra terem tido seus sigilos fiscais violados criminosamente.

Serra quase só fala disso em entrevistas e em suas propagandas eleitorais em rádio e TV. Foi assim durante toda a semana. Mas na sexta-feira, dia 3 de setembro, uma pesquisa nacional Datafolha concluiu que Dilma Rousseff (PT) tem 50% contra 28% de José Serra (PSDB). Aqui, todas as sondagens anteriores.

Justamente na semana em que os tucanos mais usaram o “receitagate” em seus programas eleitorais a diferença entre Dilma e Serra oscilou de 20 para 22 pontos no Datafolha --uma oscilação favorável a Dilma, mas dentro da margem de erro da pesquisa.

É possível que essa estratégia serrista venha ainda a funcionar até o dia 3 de outubro? Se o caso continuar circunscrito ao que já se sabe, possivelmente o efeito seja muito limitado no resultado final da eleição. O fato de um petista de baixíssimo escalão ter sido um dos que requereu fradulentamente a delcaração de IR da filha de Serra não atinge diretamente a Dilma. Nesse caso, o mais provável é que o PT absorva o impacto negativo, blindando sua candidata ao Planalto.

Até porque a massa mais interessada no processo eleitoral já tomou conhecimento do tema de alguma forma --e não reagiu a favor do tucano. O Datafolha apurou que 51% dos eleitores já assistiram a alguma propaganda eleitoral. A parcela mais bem informada da população (quem tem paciência para assistir ao programa eleitoral) é supostamente a que está mais propensa a se indignar com o “receitagate”. Mas não foi o que se passou.Fernando Rodrigues na UOL

Eis os dados da audiência do horário eleitoral até agora:

Outro dado relevante e que talvez indique um erro de estratégia de Serra é a aprovação do horário eleitoral de cada candidato. Desde o início da propaganda, o programa da petista tem sido aprovado por quase o dobro de eleitores na comparação com o do tucano. Ou seja, falar do “receitagate”, por enquanto, não tem funcionado como deseja o PSDB. Eis os dados do Datafolha:

Um comentário:

  1. Mandei o seguinte recado à Globo.
    "Vocês e o PIG vão tomar o maior banho da Dilma. No poder, ela não será tão condecendente como o Lula foi com essa canalhice tendenciosa de vocês.
    Vamos fazer uma corrente na internet para que ela (Dilma Presidenta) não dê um único centavo de propaganda federal a vocês do PIG.
    Estamos fazendo uma corrente para o pessoal na net usar o controle remoto nos Jornais da Rede Globo, e nunca mais ler revistas Veja e Isto É, nem os jornalecos o Globo, Folha de São Paulo e o Estadão. E mais, com a Banda Larga vamos acabar com esse jornalismo de esgoto tendencioso aos DEMOTUCANALHAS. Vamos a partir de agora assistiroutros telejornais e ler outras revistas.
    Vamos ver quem pode mais! Seus dias de glórias estão se esgotando. Vou vibrar quando eu ver e ouvir o suspiro final do PIG Partido da Imprensa Golpista"

    Vamos acessar e criticar essa cambada:
    http://falecomaredeglobo.globo.com/index1.aspx

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog