domingo, 12 de setembro de 2010

Onda pró-Dilma no Senado ganha força

A mais recente rodada de pesquisas Datafolha em sete Estados e no Distrito Federal reforçou a onda de políticos favoritos ao Senado alinhados à candidatura presidencial de Dilma Rousseff (PT).

Nos últimos 15 dias, mais três dilmistas declarados passaram a ter chances claras de vitória nas disputas por vagas ao Senado em São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Em Pernambuco há sinais de mais um possível nome governista na bancada de senadores a favor de um eventual governo Dilma.

Neste ano, serão renovadas 54 das 81 cadeiras do Senado. Há 27 senadores que têm mandato até 2015. Quando se consideram os favoritos em todos os 26 Estados e no Distrito Federal, contam-se cerca de 40 candidatos favoritos alinhados a Dilma e apenas 20 a favor do presidenciável José Serra (PSDB).

Os levantamentos Datafolha realizados nos dias 8 e 9 reforçam o favoritismo dos dilmistas e indicam que vários deles se consolidam.Nas projeções mais conservadoras, o Senado em 2011 terá no mínimo 50 cadeiras em linha com Dilma, se ela for eleita. É um número suficiente para aprovar leis ou emendas constitucionais.

Nunca houve um cenário semelhante em início de governo para outros presidentes eleitos pelo voto direto pós-ditadura militar.Fernando Collor (1990-1992), Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva tiveram de construir suas maiorias no Senado depois de muito negociação -ainda assim, eram maiorias efêmeras.

Entre os nomes pró-governo que despontaram no Datafolha dos dias 8 e 9 está o de Netinho de Paula (PC do B), candidato ao Senado por São Paulo. Ele saiu de 28% (nos dias 2 e 3) para 36%.O vereador lidera numericamente a disputa, mas está empatado com Marta Suplicy (PT), que tem 35%.

No Rio, houve outro golpe na aliança PSDB-DEM que apoia Serra para presidente. O candidato ao Senado pelo DEM, Cesar Maia, oscilou de 32% para 29%.

Foi ultrapassado por Lindberg Farias (PT), que saiu de 24% e foi a 36%. O primeiro colocado na disputa no Rio é Marcelo Crivella (PRB), que também é pró-Dilma.Em Brasília, a virada governista se deu por meio da alta de Rodrigo Rollemberg (PSB). Ele pulou de 30% para 40% no Datafolha. Está em segundo lugar e deixou para trás Maria Abadia (PSDB), que caiu de 27% para 24%.

No Distrito Federal, a disputa é liderada por Cristovam Buarque (PDT), um ex-petista que se desentendeu com Lula, reconciliou-se agora e apoia Dilma.Por fim, há sinais de mudança à vista também em Pernambuco. Antes líder nas pesquisas, Marco Maciel (DEM) cai a cada levantamento do Datafolha.Em julho, ele tinha 40%. Agora, está com 32% e tecnicamente empatado em segundo lugar com Armando Monteiro (PTB), alinhado a Dilma, que tem 30%.O primeiro colocado em Pernambuco é Humberto Costa (PT), que tem 44%.(Fernando Rodrigues)

2 comentários:

  1. Fora Serra , fora PSDB , fora Globo , fora Veja.Porque estes porcos não deixa o país já que eles não são patriotas.

    ResponderExcluir
  2. O que mais estou gostando é o Cesar Maia ir dançando!!!!

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog