segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Eleição no Brasil provoca "febre Dilma" na Bulgária

Mídia local fala da possibilidade de "búlgara presidir a 7ª economia do mundo"

A Bulgária vive uma "febre Dilma". Jornais, revistas e televisões acompanham o dia a dia da campanha no Brasil, e muitos jornalistas já estão de malas prontas para cobrir in loco a possível eleição de uma "búlgara para presidir a sétima maior economia do mundo".

Se o Quênia festejou a vitória de Barack Obama, que tem pai queniano, a Bulgária quer festejar a de Dilma, que tem pai búlgaro.

"Somos um país muito pequeno, e a possibilidade de alguém que teve um pai búlgaro ocupar um cargo tão importante nos deixa emocionados", afirma Jorge Nalbantov, apresentador da TV7, que viajará ao Brasil para fazer a cobertura da eleição presidencial.

A Bulgária tem cerca de 7,5 milhões de habitantes, população que vem caindo devido à migração e à baixa taxa de natalidade (1,4 filho por mulher, em média). Há dez anos, eram 8,1 milhões de habitantes.

Dilma é descrita pelos meios de comunicação como "dama de ferro", "Margaret Thatcher brasileira" e "toda-poderosa do governo Lula".

Algumas vezes foi chamada erroneamente de "primeira-ministra do Brasil".
Certas reportagens citam sua participação em grupos da luta armada e no roubo, em julho de 1969, do "cofre do Adhemar", que teria pertencido ao ex-governador de São Paulo e que era guardado no Rio. Essa operação foi organizada pela VAR-Palmares, na qual a ex-ministra militou, mas ela nega ter participado do roubo.

Na última quinta-feira, um dos principais jornais de Sófia, o "Trud" (algo como o trabalhador), dedicou duas páginas inteiras à ex-ministra e suas raízes búlgaras.

ABRAÇOS À BULGÁRIA

No sábado, o mesmo jornal trouxe mais uma grande reportagem com o título: "Dilma Rousseff: Quero Mandar Abraços para a Bulgária". Era baseada numa resposta dada pela candidata após entrevista no SBT.

Segundo o "Trud", Dilma disse que ir à Bulgária é uma de suas prioridades e que desejava mandar uma abraço a todos os búlgaros.

Alguns jornais e programas de televisão dizem que ela é búlgara

Já foram publicados títulos como: "Uma búlgara pode ser presidente do Brasil".
"Eu tento explicar para os jornalistas que ela não é búlgara, assim como não sou polonês", afirma Paulo Américo Wolowski, embaixador do Brasil em Sófia e que viu explodir o interesse da mídia local pelo Brasil.

EM BUSCA DE HERÓIS

Para Rumen Stoyanov, professor de literatura da Universidade de Sófia, a Bulgária sente falta de figuras ilustres.

"Nós precisamos de heróis. Somos um povo pequeno, que está diminuindo porque o búlgaro não quer ter filho. Por isso, é importante que ressaltemos o exemplo de alguém com sangue búlgaro com destaque fora do país", afirma Stoyanov.Dilma não é a primeira "semi-búlgara" a ser festejada na Bulgária. Entre os heróis nacionais está John Vincent Atanasoff, considerado o inventor do computador digital. Ele nasceu e viveu a vida toda nos EUA. Mas tinha, claro, um pai búlgaro.Folha

4 comentários:

  1. Que bacana, Helena!

    Uma das marcas na história das mulheres nisso que a gente chama de esfera pública é uma relação com a migração na família. Na literatura brasileira temos a Clarisse Lispector. No anonimato das mulheres do povo temos a diáspora africana e o deslocamento forçado dos povos indígenas pelas entranhas de nosso próprio país. E agora, a Dilma reforça essas marcas. Temos muita luta pela frente. Este momento é de vigilância para fazermos a hora de celebrar.

    ResponderExcluir
  2. Nossa que maravilhoso, e a PIG esconde tudo é brincadeira............Putz eles são tão artistas que esconderam o Foro de São Paulo por 16 anos, essa PIG

    ResponderExcluir
  3. Cuidado com o Datafolha e o Ibope
    A coluna do Merval hoje, está descendo a madeira no presidente Lula e nos blogs
    "chapa-branca", segundo ele. A verdade é que, o PIG não tem controle sobre os blogueiros independentes e estão incomodados com os mesmos, pois o PIG manipula e quer que o pensamento/notícia que alardeiam não sejam mostradas a verdade, mas que eles continuem a manipular o povo brasileiro como sempre fizeram.

    Tem uma coisa interessante nisso aí, desde ontem, quando Noblat saiu com aquela notinha de caída de Dilma na historinha do tracking, o Ilimar está falando hoje, no Globo, que os tucanos estão falando a mesma coisa, ou seja, estão espalhando boato de que Dilma está caindo. O tracking do Vox Populi desmente esta falácia; ao contrário, mostra o quanto Dilma está em ascensão. Esta pesquisa é divulgada diariamente pelo Jornal da Band.

    Seria bom ficarmos atentos, sabia? Eles estão preparando historinha para o Datafolha voltar a fazer malabarismos nas pesquisas e dizer que Serra cresceu. Aliás, desde a semana passada que Jefferson já havia falado algo sobre isto.


    -------------

    http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/tracking+vox+populibandig+dilma+55+serra+22/n1237770882774.html#

    ResponderExcluir
  4. É uma injustiça com o Serra. A foia também tem que ir em busca de suas origens na transivânia. hheheheheheheheh

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog