quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Desemprego é o menor desde 2002, e renda bate recorde nas áreas pesquisadas diz o IBGE


O desemprego brasileiro diminuiu em agosto e registrou o menor patamar da série histórica, iniciada em 2002. A taxa caiu para 6,7% em agosto, ante 6,9% em julho, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira.

O número de desempregados ficou abaixo das marcas de dezembro de 2008 e 2009 (6,8%). A população ocupada somou 22,135 milhões de pessoas em agosto, alta de 0,5% sobre julho e avanço de 3,2% contra igual mês do ano passado.

O número de desocupados totalizou 1,6 milhão, queda de 2,6% na comparação mensal e recuo de 15,3% na anual.

O rendimento médio do trabalhador brasileiro foi de R$ 1.472,10 em agosto, alta mensal de 1,4% e elevação anual de 5,5%.

“É um resultado positivo e dá continuidade a um movimento que começou no início do ano... Isso é reflexo do cenário econômico favorável. O mercado está muito dinâmico”, disse Cimar Pereira Azeredo, responsável pela pesquisa.

“Estamos deixando a crise para trás e voltamos ao movimento no mercado de trabalho anterior a crise. O movimento foi interrompido em 2009 e o cenário atual aponta que voltamos a crescer num ritmo acelerado como ocorria antes da crise.”

A tendência é de continuidade da queda, segundo Azeredo.

“Sempre as taxas que seguem o mês de agosto tendem a ser menores até dezembro... Nunca aconteceu desde março de 2002 disso não ocorrer. Setembro, outubro, novembro e dezembro tendem a ser menor.”Com informações da Reuters

Um comentário:

  1. Diz-se desde 2002 porque nesse ano mudou a metodologia de cálculo. Se houvesse algum dispositivo para comparação nos anos anteriores a 2002 verificaremos que a alta taxa de desemprego retroage há alguns anos antes. O desemprego mesmo após o Real foi muito grande no período FHC. Gostaria de uma consulta ao Dieese.

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog