sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Crescem o emprego e a renda e diminui o índice de inadimplência

O cancelamento de registros de inadimplência no SPC Brasil cresceu 11,31% em agosto deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado, porcentual de aumento recorde, segundo o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Júnior. "Essa é a maior taxa de crescimento (para esse Índice) em três anos, quando começamos a compilar esses dados", disse.

O cancelamento de registro no SPC ocorre quando o consumidor quita a dívida que causou a inclusão de seu nome do cadastro de inadimplentes.

O aumento desses cancelamentos foi impulsionado pelo crescimento do emprego e da renda. "Isso mostra o perfil do cidadão brasileiro, preocupado com o patrimônio que é seu nome", disse Pellizzaro. Ele lembrou que, neste ano, praticamente todas as convenções coletivas estão resultando em aumentos reais de salário, o que faz com que os consumidores tenham mais dinheiro no bolso.

A redução na quantidade de cadastrados no SPC pode ter ainda um efeito positivo nas vendas do Natal deste ano. "Com esse processo de recuperação de crédito, o volume de pessoas que vai chegar ao Natal podendo usar crédito é maior. E isso deve gerar um crescimento nas vendas", disse.

Segundo a CNDL, a inadimplência medida por novos registros no SPC caiu 2,13% de julho para agosto, mas subiu 3,73% em agosto na comparação com o mesmo mês do ano passado. Essa alta da inadimplência, na comparação com 2009, porém, não preocupa a CNDL, pois refletiria o próprio crescimento nas vendas. "Como houve aumento das compras, aumenta a inadimplência. Isso está dentro da margem tolerada", afirmou Pellizzaro.Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog