sábado, 28 de agosto de 2010

Serra já era


Crescimento da candidata petista foi de oito pontos porcentuais se comparado ao levantamento anterior

Após dez dias de exposição dos candidatos à Presidência no horário eleitoral, a petista Dilma Rousseff abriu 24 pontos de vantagem sobre o tucano José Serra. Se a eleição fosse hoje, ela venceria no primeiro turno, com 59% dos votos válidos.

Segundo pesquisa Ibope/Estado/TV Globo, Dilma chegou a 51% das intenções de voto, um crescimento de oito pontos porcentuais em relação ao levantamento anterior do mesmo instituto, feito às vésperas do início da propaganda eleitoral.

Desde então, Serra passou de 32% para 27%. Marina Silva, do PV, oscilou de 8% para 7%. Somados, os adversários da petista têm 35 pontos, 16 a menos do que ela.

A performance de Dilma já se equipara à de Luiz Inácio Lula da Silva na campanha de 2006. Na época, no primeiro turno, o então candidato petista teve 59% dos votos válidos como teto nas pesquisas.

Geografia do voto. Dilma ultrapassou Serra em São Paulo (42% a 35%) e tem o dobro de votos do adversário (51% a 25%) em Minas Gerais - respectivamente primeiro e segundo maiores colégios eleitorais do País.

No Rio de Janeiro, terceiro Estado com a maior concentração de eleitores, a candidata do PT abriu nada menos do que 41 pontos de vantagem em relação ao tucano (57% a 16%).

Na divisão do eleitorado por regiões, Dilma registra a liderança mais folgada no Nordeste, onde tem mais que o triplo de votos do rival (66% a 20%%). No Sudeste, ela vence por 44% a 30%, e no Norte/Centro-Oeste, por 56% a 24%.

A Região Sul é a única em que há empate técnico: Dilma tem 40% e Serra, 35%. A margem de erro específica para a amostra de eleitores dessa região chega a cinco pontos porcentuais. Mas também entre os sulistas se verifica a tendência de crescimento da petista: ela subiu cinco pontos porcentuais na região, e o tucano caiu nove.

Ricos e pobres. A segmentação do eleitorado por renda mostra que a candidata do PT tem melhor desempenho entre os mais pobres. Dos que têm renda familiar de até um salário mínimo, 58% manifestam a intenção de votar nela, e 22% em Serra.

Na faixa de renda logo acima - de um a dois salários mínimos -, o placar é de 53% a 26%. Há um empate entre a petista (39%) e o tucano (38%) no eleitorado com renda superior a cinco salários.

Também há empate técnico entre ambos no segmento da população que cursou o ensino superior. Nas demais faixas de escolaridade, Dilma vence com 25 a 28 pontos de vantagem.

A taxa de rejeição à candidata petista oscilou dois pontos para baixo, mas se mantem praticamente a mesma desde junho, próxima dos 17%. No caso do candidato tucano, 27% afirmam que não votariam nele em nenhuma hipótese.

A disparada da candidata apoiada pelo presidente Lula disseminou a expectativa de que ela vença a eleição. Para dois terços da população, a ex-ministra tomará posse em janeiro como sucessora do atual presidente. Apenas 19% dos eleitores acham que Serra será o vitorioso.

Mulheres. Com boa parte de sua propaganda direcionada à conquista do eleitorado feminino - dando destaque à possibilidade de uma mulher assumir pela primeira vez a Presidência -, Dilma cresceu mais entre as mulheres (nove pontos) que entre os homens (cinco pontos).

Na simulação de segundo turno, a vantagem de Dilma entre as mulheres é agora praticamente a mesma que entre os homens, um fato inédito na campanha. O próprio Lula sempre teve mais votos entre os homens.

A pesquisa mostra que 57% dos eleitores já assistiram a pelo menos um programa do horário eleitoral.

Segundo o Ibope, 50% dos brasileiros preferem votar em um candidato apoiado pelo presidente, e 9% tendem a optar por um representante da oposição. Do total do eleitorado, 88% sabem que Dilma é a candidata de Lula.

O governo do presidente é considerado ótimo ou bom por 78% dos brasileiros. Outros 4% consideram a gestão Lula ruim ou péssima.Estado

4 comentários:

  1. OS MUTIRÕES DO SERRA.
    Sou médico com pós-graduação em Cirurgia Geral há 15 anos, portanto recordo-me muito bem como era o SUS nos tempos em que o Serra foi Ministro da Saude. Naquela época nós cirurgiões não tínhamos sequer o direito de solicitar um laudo de AIH para cirurgias eletivas. O normal era o SUS está com as cirurgias eletivas suspensas. Dessa forma houve um grande acúmulo na demanda destes serviços. Por conta desta demanda reprimida o Serra inventou os tais "mutirões" de cirurgias: próstata; varizes, hérnias ...um verdadeiro absurdo! Muita gente morreu nas filas de espera. Alguns colegas até zombavam do Serra dizendo que ele acabaria por criar as campanhas das apendicites, dos ferimentos penetrantes do abdome e, quem sabe, até das CESARIANAS, ou seja, no momento seguinte o Serra criaria os "mutirões" das cirurgias de urgência e de emergência; cômico, se não fosse tão trágico!
    Durante todo o governo Lula eu nunca solicitei uma AIH (Autorização para Internamento Hospitalar) para realizar cirurgias eletivas que não tenha sido liberada. Eu, como todos os médicos da minha cidade, jamais tivemos um pedido de cirurgia eletiva negado durante os governos do Presidente Lula. Para se ter uma ideia do compromisso do Lula, hoje a minha cidade recebe 3 vezes mais verbas federais da saude do que no governo FHC, mesmo sendo a nossa cidade, Crato CE, governada pelo PSDB, já descontando a inflação do período. Creio que isso tenha se repetido em todo o Brasil.
    No governo do PT não temos necessidade de fazermos mutirões de cirurgias porque não existe demanda reprimida, pelo menos na nossa região.
    Assim, quando o Serra vai para a TV se orgulhar dos "mutirões das cirurgias" ele está apenas demonstrando que não entende NADA de Saude. E quando ele afirma que no seu governo os "mutirões" voltarão ele está, subliminarmente, dizendo que as AIHs voltarão a ser negadas e que as demandas serão, para prejuizo do nosso povo mais pobre, novamente reprimidas, causando pânico entre os cirurgiões e em todos que entendem como deve funcionar um bom Sistema de Saude.
    Proponho que o comando da campanha avalie esta minha narração e decida se é possível usá-la como resposta ao Serra. Estou disponível para maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  2. DEPOIS DESSA ELEIÇÃO OS NEOS LIBERAIS VÃO AGORA TENTAR IMPEDIR AS PESQUISAS PÚBLICAS PRA ESSA PARCEIRA ELITE MÍDIA COMPRADA LTDA NÃO FALIR. DESSA DUPLA “HUMILHA INTELIGÊNCIA” NÃO PODEMOS ESPERAR MAIS NADA. ESTAMOS DE OLHO!

    ResponderExcluir
  3. sábado, 28 de agosto de 2010
    ELEIÇÕES - Serra: "Quem te viu e quem te ve".

    Já que o PIG com todas as suas manipulações e factóides não está conseguindo alavancar a candidatura do Serra,este agora tornou-se uma "vivandeira dos quartéis".Há poucos dias falou em liberdade de imprensa e que o governo Lula censura os meios de comunicação.
    Agora exigiu que seu encontro com a milicada, com o grande deputado democrata Bolsonaro a tiracolo, fosse fechado a imprensa.A esse respeito, o Clube de Aeronáutica emitiu a seguinte nota:

    “A assessoria de imprensa do Clube da Aeronáutica afirmou que o fechamento do evento à imprensa foi a pedido da assessoria do candidato. “Eles estabeleceram as regras do jogo. Eles pediram. Nós queríamos que fosse aberto”, afirmou o assessor do clube, coronel Paulo F. Tavares.”

    Vejam o que o Serra declarou, evocando a república sindicalista: (abre aspas)

    “— Em 64, uma grande motivação para a derrubada do Jango foi a república sindicalista.

    Lembra disso? Não tinha nada disso, isso não tinha a menor possibilidade.

    Eles fizeram agora a verdadeira república sindicalista”.(fecha aspas)

    Este brilhante comentário foi publicado pelo jornal O Globo na sua edição de hoje e que evoca o passado do golpismo militar e da direita, agora contra o governo Lula e o PT.Será que ele está achando que em pleno século XXI, ainda há espaço para quarteladas?
    E eu que estive no comício da Central do Brasil assistindo o Serra, como presidente da UNE, pronunciar um violento discurso, ao lado do Jango, do Brizola, do Arraes, do Julião, etc, defendendo o governo do Jango Goulart,só posso dizer uma frase bastante popular: "Quem te viu e quem te vê". Pior que isso, é ouvir o Gabeira, que participou do sequestro do embaixador americano, declarar que a juventude que estava arriscando sua vida, lutando contra a ditadura, queria implantar uma ditadura comunista.Por falar nisso, não vejo a imprensa golpista chamar o Gabeira de terrorista, o mesmo acontecendo em relação ao Serra, que fez parte do grupo Ação Popular.Por aí se ve como o PIG é imparcial. Quero ver esse PIG (os mervais, os jabores, etc), criticar esta censura à imprensa imposta pelo Serra, a sua visita ao Clube de Aeronáutica.
    Enquanto isso, como dizia o Ibrahim Sued, "enquanto os cães ladram, (e como ladram os 5% que acham o governo Lula péssimo, na certa leitores da Veja),a caravana passa".

    Carlos Dória

    ResponderExcluir
  4. AMIGOS, ISTO É SÉRIO, VEJAM
    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-boneco-inflavel-de-serra

    UMA TENTATIVA DE GOLPE, OU MAIS UM TIRO NO PÉ.

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog