quarta-feira, 18 de agosto de 2010

País vivia 'de bico' antes de Lula, afirma Dilma


Dilma Rousseff (PT) reuniu mais de 1.000 mulheres durante o evento “Mulheres Trabalhadoras com Dilma Presidenta”, organizado pelas cinco centrais sindicais, na terça-feira.

Ao lembrar que 14 milhões de postos de trabalho foram gerados ao longo de oito anos de governo Lula, Dilma abriu fogo contra José Serra (PSDB), herdeiro do projeto político demo-tucano aplicado no governo FHC: "O país vivia de bico. Se tem uma categoria que sabe o que significa o desemprego são os trabalhadores, que 'curtiram' desemprego pesado na época que nos antecedeu, no governo FHC.”

Dilma confirmou a promessa de manter a política de valorização do salário mínimo, ao lado das outras políticas sociais de distribuição de renda.

"Resolvemos todos os problemas? De jeito nenhum. Mas mostramos que sabemos fazer. Podem falar o que quiser, o povo não é bobo", declarou. Ela mencionou os índices de aprovação da gestão atual em comparação com o governo do PSDB. "Podem fazer a teoria que quiserem, as pessoas sabem quando sua vida melhorou", comemorou.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique, lembrou a criminalização dos sindicatos e dos movimentos sociais na década de 1990. "Essa agenda da década de 90 tem nome, tem RG. Temos o compromisso de resistir à volta dessa agenda. Não ao PSDB, não aos tucanos, não ao DEM", disparou.

Questionada por jornalistas sobre como será a negociação com os trabalhadores, ela fez novas críticas indiretas a Serra.

Em sua gestão como governador de São Paulo, o tucano entrou em conflito com organizações sindicais, muitas vezes reprimidas pela Polícia Militar. "Não é de graça que as centrais nos apoiam, não trabalhamos na base do porrete nem do não diálogo. Nós dialogamos, a gente não tem medo de reivindicação. O diálogo é nosso método de conversa", propôs.

As representantes das centrais sindicais entregaram à candidata a Agenda da Classe Trabalhadora, conjunto de propostas aprovadas pelos trabalhadores em evento no mês de junho em São Paulo. A agenda reúne os pontos considerados prioritários para os próximos quatro anos. (Da Rede Brasil Atual)

Um comentário:

  1. Vivia de bico e vivia de mutirão. Planejamento que é bom, nada. E olha que o Serra foi ministro do planejamento. Ele parece que quer esconder isso, pois só fala que foi ministro da saúde. Por que será?
    http://easonfn.wordpress.com

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog