terça-feira, 3 de agosto de 2010

O Censo vem aí

Pesquisadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) começaram nesta semana a bater na porta da casa de todos os brasileiros.

O objetivo é construir o mais preciso retrato possível da sociedade brasileira, que aparecerá no Censo 2010: quantos somos, qual a nossa idade, onde trabalhamos, quanto ganhamos etc.
O Censo é a mais importante e detalhada pesquisa sobre a população do país, realizada a cada dez anos.

Para que ela aconteça, um exército de 240 mil profissionais é mobilizado para percorrer cada canto de cada cidade do Brasil.

As informações são fundamentais para a elaboração de políticas públicas mais eficientes. É por meio delas que se sabe, por exemplo, onde estão concentrados os mais pobres, ou que investimentos precisam ser feitos em educação e saúde.

Previsões sobre o futuro do Brasil também se tornam possíveis. Já se sabe, por exemplo, que o país passa pelo que se chama de "transição demográfica".

Os casais têm tido menos filhos, e as famílias ficaram menores. Isso tem impactos --em geral positivos-- para a economia do país. Com menos gente para sustentar, o salário rende mais.
O Censo vai medir, com precisão, em que etapa desse processo a sociedade brasileira se encontra.

É muito importante, por isso mesmo, responder às perguntas dos pesquisadores. Mas muita gente fica com medo de ladrões e golpistas.

Quem estiver desconfiado pode checar a identidade do funcionário com o IBGE, pelo telefone 0800 721 8181 ou no site (www.censo2010.ibge.gov.br).

O importante é não deixar de abrir a porta para o recenseador --e participar.

Um comentário:

  1. Tenho no momento uma ideia como que fixa, uma convicçao intima: este Censo vai revelar muita coisa NOVA e boa ao mesmo tempo. Vai haver surpresa agradavel, o fim de alguma velha preocupaçao, a abertura de um novo e insuspeitado caminho para um futuro muito melhor para os brasileiros. Uma foto do pais a que os pessimistas vao reagir dizendo que é fotoshop...

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog