quinta-feira, 12 de agosto de 2010

José Serra já pode se despedir da campanha. Lula entrou em ação

O Presidente Lula gravou mensagens de apoio para os candidatos de quatro dos oito maiores colégios eleitorais do país e deve, até o fim da semana, finalizar os vídeos para os outros quatro. Na primeira leva, o presidente priorizou os estados em que a campanha da candidata do PT na corrida pelo Planalto, Dilma Rousseff, focou sua estratégia. Já dispõem de material com o principal cabo eleitoral do pleito de outubro as campanhas de Aloizio Mercadante (PT-SP), Hélio Costa (PMDB-MG), Sérgio Cabral (PMDB-RJ) e Osmar Dias (PDT-PR).

Lula também abriu espaço na agenda nas últimas semanas para registrar uma mensagem de apoio aos candidatos aos governos de Mato Grosso do Sul Zeca do PT; do Distrito Federal Agnelo Queiroz (PT); de Santa Catarina Ideli Salvatti (PT); e do Amazonas Alfredo Nascimento (PR). Todos escolhidos para reforçar a presença presidencial quando o horário eleitoral gratuito for ao ar a partir da próxima terça-feira.

A organização da agenda presidencial ficou dividida entre as demandas dos candidatos a governador e ao Senado. O chefe do gabinete pessoal Gilberto Carvalho concentrou a formatação das participações multimídia de Lula aos concorrentes estaduais. Já o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, ficou responsável por absorver os pedidos de candidatos ao Senado.

Em Minas Gerais, os candidatos aproveitaram a agenda de Lula no estado na última terça-feira para levá-lo a uma produtora e gravar as mensagens. Além de Hélio Costa, o candidato ao Senado Fernando Pimentel (PT) também conseguiu registrar uma fala de Lula para passar em seu horário eleitoral. Os candidatos a deputado federal e estadual saíram com uma frase genérica do presidente pregando a importância em se votar no 13, o número do PT nas urnas eletrônicas.

O senador Alfredo Nascimento, que busca a chefia do Executivo amazonense, dispõe desde meados de julho de um vídeo de quase dois minutos de Lula elogiando sua atuação à frente do Ministério dos Transportes e na época em que foi prefeito de Manaus. E, antes mesmo do início do horário gratuito, o político do PR disponibilizou os comentários na internet. O curioso é se pode ver também o material bruto, com mais de três minutos, e o editado. Sérgio Cabral conseguiu seu registro de imagem em uma visita a Brasília. Candidato a reeleição, o governador fluminense trouxe sua própria equipe de filmagem e Lula acabou improvisando as frases, o que o fez chegar atrasado para um compromisso oficial.

Alexandre Padilha recebeu a demanda para Lula gravar mensagens de apoio aos candidatos ao Senado pelo Ceará José Pimentel (PT) e Eunício Oliveira (PMDB). O registro servirá para apaziguar os ânimos entre os dois. O peemedebista teme que os petistas não vão se esforçar por sua eleição.

Reforço em tempo integral
O comando de campanha da petista Dilma Rousseff ganhou mais um reforço. O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, vai fazer parte, em tempo integral, do comitê da presidenciável até, pelo menos, 9 de setembro. Garcia pediu férias do Planalto ontem para se dedicar ao cargo de coordenador do programa de governo de Dilma. O assessor trabalha em uma terceira versão do documento, que deverá ser entitulada 13 compromissos de Dilma com o Brasil. (IS)

O número
48%
Estimativa de eleitores que são do sexo masculino, segundo o TSE


Agenda está no limite

A proximidade do início do programa eleitoral gratuito na televisão, marcado para a próxima terça-feira, fomenta as especulações sobre quais candidatos terão a participação da principal estrela desta campanha: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com pouquíssimo espaço na agenda, o petista deve dedicar tempo, até domingo, para gravar, de uma só vez, mensagens de apoio a aliados políticos que tentam um mandato àfrente de governos estaduais, como Roseana Sarney (PMDB), no Maranhão; Cid Gomes (PSB), no Ceará; Eduardo Campos (PSB), em Pernambuco; Tarso Genro (PT), no Rio Grande do Sul e Jaques Wagner (PT); na Bahia.

Comícios
Até agora, Lula participou de grandes comícios em cinco estados: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraná e Minas Gerais. Em todos, Lula acompanhou a candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff. Nas ocasiões, aproveitou, também, para pedir votos a candidatos do PT e dos partidos que compõem a coligação ao Senado e à Câmara. Apesar de todo o aparato multimídia e o cenário favorável desses eventos por causa do grande número de militantes, os candidatos a governador não estão satisfeitos e querem gravações exclusivas de Lula. Eduardo Campos e Tarso Genro, por exemplo, esperam apoio do presidente por meio de um vídeo, apesar dos comícios. (IS e TP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog