terça-feira, 10 de agosto de 2010

Desmatamento da Amazônia cai 49% em 12 meses, aponta o Inpe

O ritmo da devastação da floresta amazônica parece ter sofrido uma redução nos últimos 12 meses. O governo anunciou ontem uma freada de 49% no desmatamento da Amazônia até junho. Nesse período, foram derrubados 1.808 quilômetros quadrados, equivalente à soma das áreas dos municípios do Rio e Salvador.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), responsável pelo sistema de detecção rápida (Deter), informou que deixaram de ser desmatados 1.728 km2 nesses 12 meses, a área igual aos municípios de São Paulo e Belo Horizonte somados. Os "campeões do desmatamento" no período foram os Estados do Pará, Mato Grosso, Rondônia e Amazonas. O sistema monitorou 777 municípios.

Embora as motosserras tenham "poupado" esse território até aqui, o Inpe fez importante alerta: o Deter tem precisão de apenas 40%. "A nossa indicação é de tendência de queda. A magnitude disso ainda não se sabe o quanto será. Não é correto dizer, com certeza, que houve queda de 49%. Não temos garantia de que vimos tudo por conta dos pequenos desmatamentos", afirmou o diretor do Inpe, Gilberto Câmara. Ou seja, a devastação deve ter sido maior do que foi possível detectar pelo sistema.

Mesmo assim, as taxas estão em trajetória descendente desde 2004. O Inpe projeta desmatamento de 4 mil km2 em 2010, o que ficaria abaixo do limite de 9 mil km2 assumido como meta na conferência do clima em Copenhague.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, admitiu que esses "puxadinhos", áreas de destruição inferiores a 25 km2, têm aumentado tanto que já significam 60% do total das derrubadas. "O que o Inpe nos mostra é que havia uma tendência de desmatamento acima de mil hectares no passado. Esse desmatamento caiu. Os pequenos desmatamentos têm subido. Eram da ordem de 20%, em 2002, e hoje já chegam a 60% do total do patamar registrado", disse.

Em junho deste ano, a devastação da Amazônia bateu em 244 km2, resultado 58% inferior ao registrado no mesmo mês de 2009 - área quase igual ao município de Curitiba. Os maiores desmatamentos foram identificados no Pará (161 km2), Mato Grosso (36,5 km2) e Amazonas (24 km2).

Ao anunciar os dados, a ministra chamou a atenção para um "aumento residual" de 13% nas derrubadas registradas no Amazonas. O município de Lábrea, que compõe a lista dos 43 municípios "campeões do desmatamento", foi um dos principais polos da destruição. A área de influência da BR-163 (Cuiabá-Santarém) também sofreu aumento na destruição.

"Não sabemos ainda o que está ocorrendo. Esses dados são para auxiliar no processo de fiscalização. Verificou-se um pico [de desmatamento] em relação ao Amazonas e dirigimos a fiscalização. Estamos avaliando o que ocorre lá para novas operações", afirmou. A ministra disse que esse resultado pode estar ligado à menor cobertura de nuvens neste ano, o que ajudou o satélite a "enxergar" mais destruição. A situação, segundo ela, revelou uma "mudança no perfil" de desmatamento na região.Valor Econômico

2 comentários:

  1. O Desmatamento, começou a cair depois que o Presidente Lula, sabiamente mandou Marina Silva passear devido a sua comprovada incompetência administrativa, dando lugar ao notavel Ministro Carlos Minc, que deve ser reconduzido ao cargo num futuro Governo Dilma.

    ResponderExcluir
  2. A Rede Globo, como sempre, ao comentar este índice, inverteu a noticia e ao mesmo tempo falou em aumento do desmatamento no mês... Não entendí nada !!!!

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog