segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Candidatos iniciam hoje "operação JN"

Um mês após o início da campanha, o principal telejornal da Globo entra em cena com regras próprias e tempo cronometrado para tentar garantir equilíbrio entre os três principais candidatos.

José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV) terão 50 segundos cada para vender seu peixe a uma audiência estimada em até 40 milhões de brasileiros.
Os estrategistas das campanhas tratam a "operação JN" como uma espécie de versão reduzida do horário eleitoral gratuito, que começa no próximo dia 17.
Para evitar acusações de parcialidade, o telejornal promete ignorar polêmicas e trocas de denúncias. Com isso, a ordem é ocupar o espaço com propostas para temas populares como saúde, educação e segurança, combinando o assunto ao cenário da aparição da noite.

Assim, os presidenciáveis tentarão falar do Bolsa Família em frente a uma casa humilde, criticar o salário dos professores na porta de uma escola e prometer atendimento médico de qualidade sob o letreiro de um hospital.
Assuntos quentes, como as denúncias de uso da máquina pública e a ofensiva tucana para ligar o PT às Farc, devem ficar restritos à mídia impressa. A Globo diz não se importar com críticas à cobertura mais distanciada, inaugurado em 2006.
"A eleição dos políticos não é a eleição do povo", disse à Folha uma das responsáveis pelo telejornal.

Os candidatos começam a se adaptar ao modelo global. Serra, que priorizava temas locais nas viagens, passará a investir em questões mais genéricas. Dilma usará a mesma tática, e Marina tentará colar a imagem a símbolos do "Brasil que dá certo", como ONGs bem sucedidas e órgãos públicos de excelência.

Na semana que vem, em dias alternados, os três darão entrevistas de dez minutos na bancada do "JN". O esquema será repetido nos outros telejornais da emissora.Da Folha

2 comentários:

  1. Não confio nessa suposta imparcialidade do Jornal Nacional. Na edição das matérias os editores poderão escolher o melhor de Serra e o pior de Dilma. Vão, por exemplo, priorizar uma cena em que a candidata Dilma dá um pequeno tropeço ou pigarreia e vão editar uma cena onde Serra se desenvolve melhor desprezando as cenas onde Serra vacila ou pigarreia ou põe o dedo no nariz etc. Já vi esse filme antes.

    ResponderExcluir
  2. serra deve se mostrar como é:incompetente!

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog