terça-feira, 27 de julho de 2010

Ex-aliado de Aécio fecha com Hélio Costa e critica tucanos

O empresário e presidente do PR mineiro, Clésio Andrade, formalizou nesta segunda-feira (26) seu apoio à candidatura do peemedebista Hélio Costa ao governo de Minas. A decisão, que já era esperada, expõe a cisão interna do partido, já que a sigla está formalmente coligada com a chapa adversária, "Somos Minas Gerais", do governador Antonio Anastasia (PSDB), que disputa a reeleição.

O dirigente não só oficializou sua decisão durante encontro com Costa, como disparou contra o governo tucano e Aécio Neves, de quem foi vice-governador no primeiro mandato (2003-2006). "Pelo cargo que ocupei, me permito uma crítica. Aécio e Anastasia sempre priorizaram o marketing em detrimento dos programas sociais. Creio que o melhor projeto para os mineiros é o que a coligação de Hélio Costa fará: transformar investimentos sociais em importantes projetos econômicos", disse.

Apesar da divisão interna, o presidente do PR tem autonomia para pedir votos para o concorrente do PMDB, já que a direção nacional liberou as executivas estaduais para decidirem pelo lado que quisessem. Na disputa presidencial, o partido segue com a candidatura da ex-ministra Dilma Rousseff (PT). O racha é tão nítido que um dos coordenadores da campanha de Anastasia é o vice-presidente do PR, João Santana.

Clésio Andrade foi voto vencido dentro do partido, principalmente pelo fato de os seus deputados federais terem optado pela coligação na disputa proporcional com o chapão encabeçado pelo PSDB. O entendimento dos parlamentares-candidatos era de que só se coligando numa chapa com vários partidos seria possível fazer um número razoável de deputados.

Um dos maiores defensores da aliança com os tucanos desde o início, o deputado Lincoln Portela lembra, ainda, que, quando o PT mineiro anunciou que não iria se coligar com nenhuma legenda para tentar conseguir uma bancada petista mais forte, o PR passou a negociar com mais vigor a vaga na chapa de Anastasia. Ele diz, no entanto, que não há surpresas ou rompimento em função da investida do empresário. "A decisão política é natural e não nos causa constrangimento. Não há lamento, mas o fato é que todos erraram neste processo", reconhece.

As negociações envolvendo as duas coligações na disputa estadual e o PRforam intricadas desde o início. A sigla teve várias reuniões com PT e PMDB, em um ensaio real de aproximação. Clésio chegou a ser cotado para vice em uma eventual cabeça de chapa petista com Fernando Pimentel. Como a proposta não vingou e Hélio Costa foi alçado a candidato, o PR se viu na mesa de negociações com o PSDB e aliados, acabando por fechar o acordo formalmente.

Pesquisa polêmica
Também nesta segunda-feira (26), Clésio não poupou críticas aos antigos aliados - e agora adversários do PSDB - via Twitter. Uma das provocações foi ao ex-governador Aécio Neves e a Anastasia. "Aécio ensinava que não se assina convênio quando não se tem dinheiro em caixa, mas o candidato-governador não aprendeu", disse. Segundo ele, convênios anunciados pelo atual mandato tucano não estariam sendo pagos para os municípios mineiros.

Sobrou também para o presidente do PSDB mineiro, Nárcio Rodrigues. "Datafolha: Hélio Costa 44% e Anastasia 18%. E agora presidente Nárcio?", postou Clésio no Twitter, em alusão à última pesquisa Datafolha com as intenções de voto para o governo de Minas, divulgada no último sábado(24).

O dirigente chegou a ser acusado pela coligação "Somos Minas Gerais" de encomendar outra pesquisa, via Instituto Sensus, favorável a Hélio Costa. A coletiva para formalizar a denúncia foi comandada, na oportunidade, por Nárcio. No levantamento, que está sendo formalmente contestado pela coligação tucana na Procuradoria Regional Eleitoral, Costa tinha 43,4% dos votos e Anastasia, 21,5%. Terra

Um comentário:

  1. Olha sou orgulhoso de ver Dilam como nodssa candidata ,adoro lula e quem ele apoiar ,unico presidente que siu do meio dos pobres e pos este nosso brasil para andar obrigado Presidente Lula e Dilma vc ja é vencedora, mas vamos dar uma força com Lula nos palanques do Mercadante precisamos tirar estes asnos da polkitica de são paulo 16 anos ja bastam , eles afundaram nosso estada e querem mais 8 anos, meu Deus tenha pena de nós paulistanos nas mãos deles denovo , Presidente Lula da esta forçapro mercadante a dilma ja esta eleita , abrçs. a todos

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog