quarta-feira, 28 de julho de 2010

Desemprego recua para 12,7% em junho, aponta Dieese

A taxa de desemprego diminuiu de maio para junho em sete regiões metropolitanas do País. Segundo dados divulgados pela Fundação Seade e pelo Departamento Intersindical de Estudos Econômicos, Sociais e Estatísticos (Dieese) nesta quarta-feira, 12,7% estavam sem emprego no sexto mês do ano, ante 13,2% no anterior.

Em junho, o número de desempregados foi estimado em 2.79 milhões de pessoas, 109 mil a menos do que em maio. Houve redução na maioria das regiões metropolitanas. Apenas Fortaleza e Porto Alegre ficaram na estabilidade. Já o nível de ocupação teve alta em todas as regiões.

O nível de ocupação aumentou 0,8%, com a criação de 160 mil ocupações. O total estimado nas sete regiões do País foi de 19 milhões de pessoas com alguma ocupação.

O rendimento médio real dos ocupados e dos assalariados mostrou avanço. Seus valores foram estimados em R$ 1,2 mil e R$ 1,3 mil, aumentos de 1,1% e 1%, respectivamente.

Na separação por setores econômicos, apenas a indústria não mostrou avanço, ficando na estabilidade, com 7 mil ocupações a menos, ou -0,2%. Serviços (109 mil ocupações, ou 1,1%), Comércio (41 mil, ou 1,3%), Construção Civil (6 mil, ou 0,5%) e outros setores (11 mil, ou 0,7%) avançaram.

O número da População Economicamente Ativa (PEA) teve um leve acréscimo. Cerca de 50 mil pessoas ingressaram no mercado de trabalho no mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog