quarta-feira, 16 de junho de 2010

Dilma diz que FHC impediu que fossem criadas centenas de escolas no Brasil

A candidata do PT Dilma Rousseff, acusou nesta quarta-feira o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de ter assinado uma lei que "impediu que fossem criadas centenas de escolas no Brasil".

Ao comentar a criação de escolas técnicas, a petista disse, em seu programa de rádio "Fala Dilma", que o governo do tucano errou na formulação da lei voltada para esta área e que o governo Lula fez em oito anos "muito mais do que fizeram em cem anos".

Para Dilma, as escolas técnicas precisam ser não só construídas, mas também mantidas com ajuda do governo federal. Segundo a candidata, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma revolução no setor e "tirou o atraso".

"Na época do Fernando Henrique Cardoso, fizeram uma lei, em 1998, (...) que dizia o seguinte: o governo federal constrói a escola técnica, mas quem tem a obrigação de manter a escola são os governos dos Estados ou as prefeituras ou a iniciativa privada. Por isso, não se fazia escolas profissionalizantes. (...) Os Estados e municípios mais pobres, que têm poucos recursos, não têm como manter as escolas. (...) Na prática, mesmo, para valer, a lei do Fernando Henrique impediu que fossem criadas centenas de escolas no Brasil", disse.


Em relação às escolas técnicas, Dilma disse no programa que entre 1909 e 2003 foram construídas 140 escolas técnicas e que o PT em oito anos deixará 214 unidades. "É, de fato, é consertando um erro. (...) De 2003 até o fim do desse ano, o governo do presidente Lula vai entregar 214 novas escolas. Portanto, nós fizemos, em oito anos, muito mais do que fizeram em cem anos", disse.

Dilma segue fazendo  comparação de gestões entre os governos Lula e Fernando Henrique para desqualificar seu principal adversário, José Serra (PSDB).

No domingo, durante a convenção do PT que oficializou sua candidatura ao Palácio do Planalto, a petista fez promessas para a educação, sustentando que vai criar creches e investir no ensino técnico e no ensino superior.

Ela aproveitou para alfinetar Serra, ao afirmar que professor em greve não pode ser recebido pela polícia, em referência aos embates ocorridos em São Paulo quando o tucano ainda era governador do Estado.

Viagem

Ontem, Dilma começou um tour pela Europa e terá encontros com os presidentes da França, Nicolas Sarkozy, e da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso; e os primeiros-ministros da Espanha, José Luis Zapatero, e de Portugal, José Sócrates.

3 comentários:

  1. PSDB/DEmosPFL representam o apartheid, no Brasil principalmente em São Paulo. Afinal 8 anos na presidencia e 16 anos de desmando no Estado mais rico da federação e que não anda. São Paulo está atrofiado por conta de politicos maus intencionados...

    ResponderExcluir
  2. Amigos. Não conseguia entender o(s) motivo(s) do preconceito sobre Lula que por não ter diploma universitário “não poderia ser presidente”. Começa que Lula é ainda um torneiro mecânico ou um torneiro mecânico presidente da Republica. Sei o que estou dizendo pois sou da área. Duvido que esses falsos intelectuais saibam o que é e o que faz um torno mecânico ou automático. Até que um dia encontrei pela internet uma explicação razoável a qual aceito.
    Desde a Grécia/Roma só os nobres ilustrados na academia se preparavam para o exercício do poder. Origem da pedagogia. Eram os ESCRAVOS, os artesãos (aptidões manuais) que trabalhavam para os sustentarem. Até aqui nada de mais quando os ilustres cumprem a sua missão.
    Agora, corromper o diploma é esse preconceito de que quem “trabalha não tem tempo para governar”. FHC e sua turma de falsos intelectuais, falsos sim porque o estudo serve para adquirir conhecimentos em fazer as coisas mais certas e não para usá-los para explorar os trabalhadores como fizeram. Para esses falsos intelectuais o ensino técnico não é prioridade. O preconceito ancestral se manifesta nos dia de hoje.
    Aqui destaco dois aspectos. 1º Nada temos contra o estudo superior. Nem Lula nunca teve. Mas quem usa do curso superior, ou qualquer superioridade, mesmo as adquiridas por mérito próprio, cometem crime de lesa evolução se usam dos conhecimentos para explorar o trabalho. (Ex. do mercado financeiro e mesmo grandes diferenças salariais na economia). 2º Daí uma LEI que a tudo e a todos rege, intui alguém (Lula) sem curso superior, para que este aceite a MISSÃO de ENSINAR as elites falsas, de como agir certo!!! (Anátema das elites)
    FHC/Serra não honram os diplomas que possuem. Roubam a sociedade. Quanto mais conhecimento, mais responsabilidade em contribuir com a sociedade, Por isso que o principio socialista é assim “De cada um de acordo com suas possibilidades (dons, conhecimento, etc), para cada um de acordo com suas necessidades (daí a importância do serviço publico (Estado que partilha as potencialidades).
    O serviço público, a doação voluntária e até a doação compulsória (impostos) estão acima da busca exclusiva do proveito próprio (que é a lei do livre mercado)= O Lucro. Por isso que o imposto de renda é progressivo. Não é normal uma pessoa ganhar muito acima das outras. A definição do equilíbrio nos ganhos é quando a desigualdade de renda familiar é aceitável. Por isso que voto Lula/Dilma. Diminuiu a desigualdade e Escola técnica permite os que querem e a maioria (talvez chegue a 100% da raça humana) quer ascender por mérito próprio. Então o Estado proporcionar escolas técnicas é uma missão cósmica (escrita nas estrelas), E Lula disse que Dilma aceita a missão de manter e ampliar esse futuro através das escolas,
    Aqui se constrói uma “América Latina, berço de uma nova civilização”

    ResponderExcluir
  3. Penso que a única forma humana e inteligente de proteger a humanidade e o planeta seja a inclusão social com distribuição de renda e acesso aos equipamentos sociais, para que as pessoas sejam capazes de formar sua opiniões próprias, fazer seu planejamento familiar e optar por um consumo consciente que reduza as pressões sobre o meio-ambiente, e esta é a forma de governar do PT e das esquerdas.

    Por outro lado, temos a forma de governar da tucaNADA, com um Estado mínimo e excludente, gerando concentração de renda e exclusão social, o que condena a maioria da população à miséria e garante a sobrevivência de uma pequena elite mesquinha em suas ilhas de riqueza cercada de miséria por todos os lados... TÔ FORA!!! DILMA NELES!!!

    "O BRASIL DE VERDADE não passa na gLoBO - O que passa na gLOBo é um país par TOLOS"

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog